Fórum das Juventudes de Pernambuco (FOJUPE) realiza primeiro Festival “Juventudes pela Democracia”

Por ONG ETAPAS | Postado em , atualizado em: 27/09/2022, 13:30


Ato político-cultural em defesa dos direitos das juventudes e de um pleno Estado Democrático de Direito acontece neste sábado (24) na Praça Maria Amazonas, em Camaragibe, a partir das 18h

Com o objetivo de promover um ato político-cultural em defesa dos direitos das juventudes e de um pleno Estado Democrático de Direito, o Fórum das Juventudes de Pernambuco vai realizar, pela primeira vez, o Festival “Juventudes pela Democracia” com articulação local do Coletivo Ocupe a Praça neste sábado (24) na Praça Maria Amazonas, localizada em Camaragibe.

Todos os anos o Fórum se propõe a realizar um ato de rua geralmente realizado no mês de agosto devido ao simbolismo do Dia Internacional das Juventudes com debates em torno dessa temática. Neste ano, a intervenção se propõe a descentralizar e ampliar suas ações trazendo o tema central da Democracia na perspectiva das pautas das juventudes.

Samara Santana, coordenadora do Fórum de Juventudes no Sertão, fala sobre a importância da cultura como instrumento de luta por políticas públicas e do ato durante a última semana dedicada ao debate público sobre as eleições.

“A cultura é nossa principal aliada contra as tiranias que afetam as juventudes nesses últimos anos de desmonte das políticas públicas e agravamento das condições de desigualdades no nosso estado. Esse será um momento de fortalecimento das lutas das juventudes, reforçando a necessidade da transformação política para o avanço real em nossas realidades. As pautas das Juventudes do Estado, resultado de um processo de escuta e diálogo nos territórios, estão organizadas em um formato plataforma política como propostas de políticas públicas e serão apresentadas no festival, de modo que sejam contempladas pelos candidatos e candidatas dessa eleição”, conta.

E completa: “Através da cultura e da incidência política, as juventudes de Pernambuco dizem a que veio”.

A programação do Festival “Juventudes pela Democracia” vai contar com apresentações culturais como o Forrózarel, Côco Raízes do Coque, Nagô MC, Dj Boneka e outras atrações locais, com falas políticas sobre o tema do festival “Juventudes pela Democracia e sobre a Campanha “Jovens pelo Direito de Viver”, realizada pelo FOJUPE. Além disso, será lançada uma plataforma política do Fórum com o objetivo de apresentar propostas de políticas públicas estruturadas a partir dos onzes diretos das juventudes, como prevê o Estatuto das Juventudes, para candidatos e candidatas aos cargos públicos no legislativo e executivo estadual nas eleições de 2022.

O FOJUPE é composto por jovens rurais e urbanos, quilombolas e indígenas, antiproibicionistas e população LGBTQI, oriundos do Sertão, Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife (04 Regiões de Desenvolvimento do Estado), representações de mais de 50 coletivos/ grupos/ organizações juvenis e de apoio às juventudes.
Também participam do Fórum na condição de apoio e assessoria técnica diversas organizações que atuam com juventudes e Direitos Humanos como Diaconia; Etapas – Equipe Técnica de Assessoria, Pesquisa e Ação Social; FASE; Equip; Visão Mundial/MJPOP; Centro Sabiá; Casa da Mulher do Nordeste, dentre outras que atuam para o fortalecimento dessa articulação.

O Fórum das Juventudes de Pernambuco se propõe a ser um espaço de adesão, autogestionado da juventude e para a Juventude pernambucana.

Serviço:
FESTIVAL JUVENTUDES PELA DEMOCRACIA – FOJUPE
Dia: 24 de setembro
Horário: 18h às 22h
Local: Praça Maria Amazonas – Camaragibe – PE

« Voltar