Comitê Popular da Copa e FERU recebem visita do relator nacional da Plataforma Dhesca

Por ONG ETAPAS | Postado em , atualizado em: 12/06/2015, 18:01


No último dia 18 de novembro, o relator nacional da plataforma de Direitos Humanos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (Dhesca), Leandro Gorsdof, aportou em Pernambuco para participar de uma reunião com representantes do Comitê Popular da Copa em Pernambuco e do Fórum de Reforma Urbana de Pernambuco (FERU).

No encontro foram discutidas as situações de violação de direitos à moradia no Loteamento São Francisco, em Camaragibe, diante da realização de despejos de forma violenta e ao baixo valor das indenizações e dos valores de bolsa-aluguel devido impactos gerados pelas obras de infraestrutura da Copa do Mundo em 2014.

Durante a visita de Gorsdof, a comitiva partiu em direção ao Fórum de Camaragibe para encontrar as famílias em processo de desocupação que reivindicavam a ausência de diálogo e de negociação com o poder público sobre as alternativas às remoções. O relator pôde ouvir os apelos dos moradores do Loteamento São Francisco, entre eles: mulheres, idosos, adolescentes e crianças em situação de risco.

Na ocasião houve a oportunidade de reunir em Assembléia Pública algumas organizações da sociedade civil, moradores e representantes de movimentos sociais do Fórum de Reforma Urbana (FERU), Fórum Suape, Comitê Popular da Copa, Movimento Direitos Urbanos, Movimento Coque (R) Existe e Observatório das Metrópoles para discutir e viabilizar soluções habitacionais durante e após o Mundial de 2014.

Como resultado da inspeção, efetivou-se uma negociação entre governantes e moradores do Loteamento São Francisco onde foi decretada a prorrogação dos prazos para desocupação dos imóveis no Loteamento São Francisco. Neste final de semana 29 e 30 de novembro e 1 de dezembro, as famílias em processo de desocupação, os movimentos sociais e as organizações da sociedade civil terão mais uma oportunidade de reivindicar direitos e debater sobre os danos causados pelos megaeventos esportivos à população, sobretudo a de baixa renda, no seminário “Legados e Relegados da Copa do Mundo: Quando o Direito à Cidade é Violado”.

 

« Voltar