Direitos das mulheres em foco na Feira de Serviços Comunitários do Ibura

Por ONG ETAPAS | Postado em , atualizado em: 26/04/2017, 20:31


Facilitar o acesso da população socialmente excluída aos serviços públicos de saúde e promover atividades lúdicas e educativas para crianças e famílias residentes no Ibura, são os objetivos norteadores das Feiras de Serviços Comunitários que acontecem periodicamente – há 10 anos – através da articulação Etapas, ActionAid e Federação Ibura e Jordão – em 11 comunidades do território.

Com a proximidade do mês das mães, a Etapas une esforços e agendas com gestores públicos locais, organizações da sociedade civil, lideranças comunitárias e voluntários para favorecer a participação e o empoderamento de mulheres nas atividades. Nos dias 13, 20 e 24 de maio, as comunidades de Três Carneiros, Pantanal e UR-12 receberão, respectivamente, a Feira de Serviços com temática voltada para os direitos das mulheres. Serão oferecidos exames médicos e oficinas de empreendedorismo gratuitas para a público feminino do Ibura.

A primeira Feira de 2017 acontece no sábado (13/5) na Escola Municipal Severina Bernadete, situada em Três Carneiros. As mulheres poderão fazer exames de mamografia, teste de HIV, sífilis, hepatite B, aferição de pressão e glicose com agentes de saúde do Distrito Sanitário VIII.

Na perspectiva de incentivar a autonomia financeira das mulheres, a Feira oferecerá a Oficina de Geração de Renda e Organização Financeira, que será facilitada pela economista voluntária Manoela Cornélio.

As crianças e adolescentes terão espaço para confeccionar os presentes de Dia das Mães na Oficina de Produção de Objetos em Material Reciclável, facilitada pela educadora voluntária, Gisele Nascimento. As atividades lúdicas também oferecem espaço para brincadeiras na cama elástica e na piscina de bolas.

A Feira de Serviços, chegará na comunidade do Pantanal no sábado (20/4), com os serviços de saúde e oficinas de empreendedorismo na Associação de Moradores do Pantanal.

Na UR-12, a Feira promoverá o Dia de Atividades na Escola José Múcio Monteiro. Serão oferecidas a Oficina Geração de Renda e Organização Financeira para as mulheres e oficinas de dança, teatro, artes circenses e produção de objetos com material reciclável para os 700 alunos da escola.

« Voltar