Educação pública em debate no Ibura

Por ONG ETAPAS | Postado em , atualizado em: 26/09/2017, 16:02


gestores públicos estaduais e municipais, Ministério Público de Pernambuco, lideranças comunitárias, organizações da sociedade civil, estudantes e servidores na luta pela melhoria da Educação (Foto: Comunicação Etapas)

Infraestrutura precária, salas de aulas lotadas, falta de material escolar, merenda ruim, falta de atividades de lazer. As violações de direitos contra os servidores e usuários da rede pública de ensino em Pernambuco é uma realidade que no Ibura é potencializada.

As demandas para melhoria da educação pública são pautas frequentes da Federação Ibura Jordão (FIJ) – única federação brasileira com mais de 50 entidades populares de bairros que – organizadas – resistem às crises sociais e lutam pela qualidade de vida em suas comunidades.

Com o objetivo de dar continuidade a incidência política das organizações populares do Ibura no debate sobre a educação pública, a Etapas e a FIJ realizaram o IV Seminário de Educação do Ibura e Jordão, dia 26 de agosto, na Escola Estadual Jordão Emerenciano. O encontro reuniu gestores públicos estaduais e municipais, Ministério Público de Pernambuco, lideranças comunitárias, organizações da sociedade civil, estudantes e servidores que puderam expressar suas demandas e conhecer os programas e projetos governamentais na área da educação.

Participaram da mesa debatedora: Pedro Ribeiro (Etapas); João Charamba (Secretário Adjunto de Educação de Pernambuco); Sério Floro (Action Aid); Leonora Rodrigues (Promotora do Ministério Público de Pernambuco); Márcia (Representante da Secretaria de Educação do Recife); Jurema (Gestão da Rede).
Dentre as cobranças dos moradores, a luta é para que alunos e servidores da Escola Estadual Missionário São Bento (UR-4), não fiquem desamparados e permaneçam estudando na comunidade. Segundo a presidente da FIJ, Severina Veiga (Biuzinha), a Escola está funcionando em condições precárias. Com risco de desabamento de barreira, com o prédio mofado, 50 alunos por sala de aula e um banheiro para os 700 alunos.

Na fala de João Charamba, ele promete que as obras da Missionário São Bento devem começar até novembro deste ano em curso, com prazo de finalização em fevereiro.

A promotora, Leonora Rodrigues, ressaltou o papel do Ministério Público é fiscalizar todas escolas do estado e município e que o diálogo é a melhor forma de avançar com as políticas. Ela pediu para que a população também fiscalize e denuncie as violações de direitos por telefone (3182-7402) ou pessoalmente na sede do MPU.

Uma agenda positiva foi proposta como encaminhamento do seminário. A FIJ irá se reunir com representantes da secretaria de educação município, dia 4 de setembro, na sede da Federação, no Ibura.

« Voltar