Feira de serviços comunitários promove “Dia da Reciclagem” no Pantanal

Por ONG ETAPAS | Postado em , atualizado em: 11/10/2016, 16:41


Com o objetivo de promover o acesso da população socioeconômica excluída às políticas públicas de saúde e oferecer um dia de atividades lúdicas e educativas para crianças e famílias residentes no Ibura, organizações da sociedade civil, gestores públicos, líderes comunitários e voluntários locais uniram-se para fazer da Feira de Serviços um dia em prol do Meio Ambiente na comunidade do Pantanal.

Canaletas entupidas de lixo ficam expostas aos animais e moradores da comunidade do Pantanal (Foto: Comunicação Etapas)

No Pantanal, como em comunidades carentes de serviços públicos e segregadas pelo modelo socioeconômico das grandes metrópoles, pode se ver o lixo acumulado nas canaletas, ao longo das ruas e nos esgotos, exposto ao contato dos animais, dos catadores, das crianças.

A Feira promoveu Rodas de Diálogos sobre o descarte correto do lixo, Oficinas de Reciclagem e de Combate às doenças causadas pelo Aedes Aegypti.

O Dia da Reciclagem contemplou adultos e crianças. Voluntários com habilidades artísticas e cheios de solidariedade, ensinaram as famílias que passaram no local, a confeccionar decorações para o lar e brinquedos reutilizando garrafas pet.

Os voluntários do grupo “Plantando o Bem” realizaram rodas de diálogo sobre o plantio da crotalária – planta que atrai a libélula que é predadora do Aedes Aegypti – e distribuíram as sementes.

A Feira também promoveu atividades recreativas com brincadeiras para crianças e sorteio de utensílios para o lar para os adultos.

A atividade é realizada duas vezes por ano, em comunidades distintas do Ibura, através da articulação entre: Etapas, Federação de Moradores do Ibura-Jordão (FIJ) e ActionAid-Brasil, que são parceiras  há 10 anos e atuam na melhoria das condições de vida dos moradores dos bairros do Ibura e Jordão através da execução do projeto de Vínculos Solidários.

« Voltar