Missão
Defender e promover a inclusão social, a garantia de direitos e a efetivação das políticas públicas, priorizando direito à cidade, juventudes e criança e adolescente, na perspectiva de uma sociedade justa, democrática e participativa.
Defender e promover a inclusão social, a garantia de direitos e a efetivação das políticas públicas, priorizando direito à cidade, juventudes e criança e adolescente, na perspectiva de uma sociedade justa, democrática e participativa.
Na década de 80, com as primeiras discussões sobre a redemocratização do Brasil, nasce a iniciativa de criação de uma organização não-governamental, que poderia manter uma atuação mais direta e forte de apoio aos movimentos sociais urbanos. A equipe de profissionais que deu origem à Etapas já vinha de duas experiências anteriores, desenvolvidas ainda no período militar, sendo uma na comunidade do Coque (com apoio de Fréres des Hommes – França) e outra junto à Arquidiocese de Olinda e Recife (na época de Dom Hélder Câmara como Arcebispo), com o mesmo objetivo de contribuir para o desenvolvimento dos movimentos sociais e com eles a possibilidade de melhorar as condições de vida de moradores de áreas de baixa renda.
Em 1982, a Equipe Técnica de Assessoria, Pesquisa e Ação Social passa a atuar de forma mais direta e autônoma, assessorando as organizações comunitárias e contribuindo com as iniciativas de participação popular que aos poucos iam surgindo nas comunidades de Recife, em especial nas áreas de ocupação.
No decorrer dos anos, a intervenção da Etapas junto às comunidades vai construindo a forma de trabalho e as especificidades da instituição. A atuação contemplou, durante aproximadamente 15 anos, três linhas de ação: Capacitação, Comunicação, Estudos e Pesquisas.
Em 1998, houve uma mudança estratégica significativa para a organização. A Etapas definiu sobre uma intervenção mais direcionada aos adolescentes e jovens, a partir do reconhecimento da representatividade e dos desafios que estavam postos a este público nas comunidades de baixa renda.
A partir de então, a Etapas passou a desenvolver ações específicas com estes públicos focadas na formação política e para o trabalho e no reconhecimento e fortalecimento da organização juvenil, por meio do apoio às intervenções coletivas de multiplicação social.
Em seguida, pautou a política pública de juventude como uma demanda estratégica que precisava ser fortalecida e qualificada para ser incluída na agenda pública e, por isso, também passou a fazer parte da agenda institucional.
Em 2006, verificado os indicadores que alertavam para as condições precárias de sobrevivência da população residente nos bairros do Ibura e Jordão, a Etapas passa a integrar uma Rede de Articulação pela Reforma Urbana na Região Político Administrativa (RPA) 6 cuja estratégia prevê investir no fortalecimento das organizações sociais de base através do trabalho com crianças e seus familiares moradores dessas comunidades. Devido ao contato direto com o público infanto-juvenil, surge a necessidade de incorporar a luta pela exigibilidade de direitos da criança e do adolescente nas áreas de atuação da Etapas.
Nos últimos anos, vem debatendo-se as questões de Reforma Urbana, contribuindo diretamente sobre as reflexões em torno empoderamento dos sujeitos, modelo de cidade justas e sustentáveis e pela efetivação de políticas públicas, especificamente àquelas relacionadas ao Direito à Cidade, Juventudes e Criança e Adolescente. Simultaneamente, vem contribuindo para participação política qualificada de jovens, mulheres, lideranças comunitárias nos canais e espaços de participação buscando efetivar o controle social.
Pedro Dias da Costa
Luciana Batista de Santana
Araceles Domingos de Lira Ferreira
Auta Jeane Silva Azevedo
Glaucia Maria dos Santos
Mirela Barros Pires
Eli Borges dos Santos
Suely Silva do Carmo
Adria Carla Morais da Silva
Maria Paula C. de Araújo
Pedro Henrique Soares Ribeiro
Isabela Valença
Coordenadora Institucional e do Programa Direito à Cidade – isabela@etapas.org.br
Vaneide Lima
Coordenação Institucional e Financeira – vaneide@etapas.org.br
Neide Silva
Assessora de Programas, Projetos e Mobilização de Recursos – neidesilva@etapas.org.br
Maria Paula Campelo
Técnica de Projetos de Criança e Adolescente – paula@etapas.org.br
Pedro Ribeiro
Coordenador do Programa Criança e Adolescente – pedroribeiro@etapas.org.br
Juliana Ribeiro
Assessora de Comunicação e Coordenadora do Programa Juventude – comunicacao@etapas.org.br
Cristiano Ferreira
Educador de Projetos de Criança e Adolescente – cristiano@etapas.org.br
Manuela de Souza
Educadora de Projetos de Criança e Adolescente – manuela@etapas.org.br
Dennise Ernesto
Maria de Lourdes Galvão
Henrique Rafael
Maria Generina
ESTAGIÁRIAS
Leia Geneses de Souza
Alanni Vanessa Vera Cruz de Araújo