Jornal Folha dos Bairros

Por ONG ETAPAS | Postado em , atualizado em: 30/08/2017, 13:20


O momento de surgimento do Jornal Folha dos Bairros coincide com a efervescência da organização da sociedade civil na luta pela consolidação democrática no pais, nos anos 80, atingido fortemente nos anos anteriores com o golpe militar de 64. O período de democratização foi marcado, entre outras iniciativas, pela organização dos movimentos sociais em suas mais diferentes expressões e sobretudo pela aparição pública dos Movimentos Populares de Bairros, representados por grupos, organizações e associações comunitárias e no decorrer do processo por Articulações e Federações de bairros.

O jornal Folha dos Bairros, que circulou de 1986 a 1990 com a divulgação de 31 edições, foi lançado com o propósito de acompanhar e registrar os processos de organização em curso nos bairros, comunidades e ocupações, a situação de carência existente e as demandas e reivindicações colocadas pelas organizações. Também tinha como objetivo pautar as lutas mais gerais dos movimentos sociais, expressas na organização de manifestações (passeatas, greves) por melhores condições de vida. Além disso, buscava-se ouvir as respostas do Poder Público sobre as situações apresentadas pelos setores populares. Desse modo o jornal cumpria o sentido de sua existência que era de contribuir para fortalecer a luta e a pressão social em franca expansão.

Neste Resgate Histórico, escolhemos algumas manchetes dos números publicados na ocasião, o que permite comparações entre àquela e a realidade atual.  Sabemos que houve muitas mudanças nesse percurso pois a sociedade mudou, outros movimentos surgiram e novas formas de comunicação apareceram, especialmente aquelas conduzidas pelas Rede Sociais. Porém, muitos problemas de antes hoje são recorrentes mesmo tendo passado 35 anos. A queda de barreiras, mesmo que hoje o poder público tenha um mapeamento das áreas de risco, a luta pelo transporte, que se aumentou na quantidade, as queixas continuam ainda pela insuficiência no número e na qualidade; casos de expulsões de moradores por conta da especulação imobiliária; violência e ausência de segurança pública, entre outros.

O jornal divulgou fatos importantes como o primeiro Congresso da Assembleia de Bairros que criou a FEMEB – Federação Metropolitana de Bairros – como também a mobilização da população e organizações pela elaboração da Constituição de 88 e ainda as experiências de comunicação popular por meio das publicações de boletins e as Rádios Comunitárias presentes na época em mais de 10 comunidades. Além disso foram trazidas a público realidades internacionais de enfrentamento ao autoritarismo, representado a época pela tentativa de invasão à Nicarágua pelos Estados Unidos.

Finalmente o momento não poderia se oportuno de relembrar como aconteceu no final dos anos 80, na luta pelas Diretas que mobilizou todo um país, agora estamos instigados e provocados a dar consequência na luta por eleições diretas de  novo,  em um ambiente marcado pelo autoritarismo e o golpe que se instalou em 2016.

 

Vídeo

« Voltar