Mais de 1 bilhão de crianças no mundo sofreram abusos em 2015

Por ONG ETAPAS | Postado em , atualizado em: 10/06/2016, 14:08


ChildAbuse-690x450

Via: Observatório do Terceiro Setor

Por Maria Fernanda Garcia

As Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou um dado assustador. Em 2015, mais de 1 bilhão de crianças no mundo sofreram violência física, psicológica ou sexual.

Outra estatística envolvendo crianças mostra que elas representam 8% das vítimas de homicídio no planeta. Para a representante especial do secretário-geral sobre Violência contra Crianças da ONU, Marta Santos Pais, mesmo com melhores leis e políticas, muitas crianças continuam sofrendo níveis dramáticos de violência, algo que precisa ser ultrapassado.

Marta Santos Pais alertou também sobre os riscos de predadores sexuais e do cyberbullying. Segundo ela, existe um número maior de crianças sendo traficadas como consequência das novas tecnologias. A representante destaca que o total de imagens online depreciando crianças cresce de forma dramática: na última década, o total de fotos na internet de abuso sexual de menores aumentou mais de 1.500%. Mais de 80% das imagens são de crianças com menos de 10 anos e várias de crianças de apenas dois anos.

Ela reconhece que a internet fornece oportunidade para as crianças aprenderem sobre seus direitos, mas é importante ensiná-las sobre o risco de se tornarem vítimas de abuso sexual ou de humilhação.

Segundo Marta Santos Pais, mais de 50 países têm leis que proíbem a violência contra menores, mas isso não é suficiente, já que menos de 10% das crianças do mundo são protegidas por lei.

Fonte: Rádio ONU

« Voltar