Roda de diálogo discute políticas de juventude

Por ONG ETAPAS | Postado em , atualizado em: 30/05/2017, 14:33


A Etapas participou de Roda de Diálogo sobre os desafios na execução das Políticas Públicas de Juventude, promovida pela Prefeitura do Recife, no último 3 de maio – no Paço do Frevo, com a facilitação da socióloga e pesquisadora de juventude Helena Abramo.

No encontro – que reuniu gestores públicos, movimentos sociais e técnicos da sociedade civil – foram discutidas as demandas de formação e participação política das juventudes, geração de emprego e renda e violações de direitos no usufruto da cidade. A gestão municipal socializou as prioridades da Secretaria de Desenvolvimento Humano, Juventude, Política sobre Drogas e Direitos Humanos para o ano em curso:

Grupos de Trabalhos para enfrentamento do Genocídio da Juventude Negra; Lançamento de edital para os coletivos juvenis; Festival de juventude em agosto; Eleição do conselho municipal; Curso de lideranças juvenis.

A transição do jovem entre os processos de produção (trabalhos e ideias), reprodução (familiar e círculo social) e na tomada de decisões foi trazida pela socióloga como a singularidade do “estar” jovem. Segundo Helena, para a política de juventude ser integral, precisa avançar na ideia de que o jovem é capaz de acessar as políticas e centrar na escolha que o jovem faz.

Na ocasião, foi distribuída a publicação impressa do Plano Municipal de Juventude – marco da participação juvenil na concepção das diretrizes políticas e operacionais que orientam as ações da Prefeitura do Recife direcionadas aos jovens.

« Voltar