VI Maratona com crianças e adolescentes do Ibura-Jordão

Por ONG ETAPAS | Postado em , atualizado em: 01/11/2016, 14:34


A Maratona dos Vínculos Solidários promove a única corrida de rua do Recife com crianças e adolescentes que competem para vencer as desigualdades sociais. A atividade acontece no Ibura – bairro que apresenta o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade – cuja violência urbana segrega as pessoas em suas próprias comunidades. A sensação de insegurança impede que – principalmente – mulheres, crianças e jovens – usufruam do direito ao acesso dos equipamentos públicos de lazer das comunidades.

A Maratona – que está na sexta edição – busca mobilizar comunidade, poder público local e entidades atuantes na área social com o objetivo de fortalecer a luta das organizações populares por moradia digna. O evento ocupará a Praça do Leiteiro (UR-1) – no próximo dia 13/11- das 7h às 12h – com esporte, cultura e lazer com intuito de encorajar os cidadãos à prática da solidariedade em prol dos direitos humanos.

campanha-nao-violencia-mulher4
Concentração para a largada (Foto: Acervo Etapas – Dezembro de 2015)

Esporte, Diversão e Arte

Entre o percurso de três quilômetros – que compreende a largada na frente da Compesa da UR-2 e confraternização na Praça do Leiteiro – UR-1, serão oferecidos café da manhã e aulas de alongamento. As intervenções teatrais serão feiras por Mateus e Catirina e a apresentação cultural pelo Bloco Carnavalesco Boi de Mainha (Ibura).

Engajamento e Solidariedade

A atividade faz parte do plano de trabalho das organizações Etapas, ActionAid e Federação Ibura-Jordão (FIJ), porém o engajamento dos atores sociais da comunidade é o que garante o aumento da participação das famílias a cada edição.

As tarefas das lideranças comunitárias vão desde a inscrição de crianças e adolescentes até a articulação com comerciantes, família e amigos para captação de recursos financeiros e mão de obra voluntária que ajudam a garantir a doação de prêmios e do tempo dos voluntários.

Premiação

A Maratona premiará os 13 primeiros colocados das categorias feminina e masculina de duas faixas etárias: 10 a 13 e 14 a 17 anos, com bicicletas e troféus. Todas as crianças receberão medalhas, assim como as famílias poderão participar do sorteio de aparelhos eletrônicos, utensílios para o lar, brinquedos e cartões presente.

Campanha: Vista uma Criança neste Natal

Faça parte desta corrente de solidariedade. Doe um cartão presente, até 10/11, no valor de 50 reais das lojas C&A, Riachuelo ou Renner, e ajude-nos a presentear mais crianças neste Natal.

arte-topo-instagram-vi-maratonaok

Cadastre-se e saiba como doar.

Serviço

VI Maratona dos Vínculos Solidários

Data: 13/11 (Domingo)

Horário: 7h às 12h

Local: Praça do Leiteiro (UR-1) – Ibura

Informações: 3231-0745

« Voltar