A fim de produzir conteúdo para o debate da cartografia a partir da identificação da dinâmica sócio-territorial experimentada pelas mulheres, foi realizado o Seminário: “Gênero, Direito à Cidade e Justiça Ambiental: Conflitos e Resistências nos Territórios” promovido em parceria pela FASE-PE, Casa da Mulher do Nordeste, Centro das Mulheres do Cabo e ETAPAS.

O curso aconteceu nos dias 21 e 22 de agosto, no Convento das Dorotéias, em Olinda e tratou de intensificar e qualificar as situações de violações de direitos nos territórios atraídos pelos projetos de desenvolvimento e seus impactos socioambientais e discutiu com cerca de 30 participantes do gênero feminino, sobre os conflitos gerados na vida social das pessoas que moram no entorno das áreas do Porto de Suape, da Região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata.

Entre os meses de maio e agosto de 2013, a ETAPAS – Equipe Técnica de Assessoria, Pesquisa e Ação Social esteve envolvida no diagnóstico do Programa Casa das Juventudes, desenvolvido pelo Governo do Estado de Pernambuco em parceria com Prefeituras municipais.

O estudo teve como objetivo compreender a execução do Programa nos municípios para contribuir com orientações sobre o seu aprimoramento e a articulação com as políticas públicas de juventude em Pernambuco.

O resultado da pesquisa já foi discutido com os técnicos da Secretaria Estadual da Criança e da Juventude e também será apresentado para os gestores das Casas das Juventudes que participarão de Encontro Estadual promovido pelo Governo de Pernambuco.