FORTALECENDO AS ORGANIZAÇÕES COMUNITÁRIAS DO IBURA-JORDÃO

Descrição: A Etapas participa desde 2006 da Rede de Articulação Pela Reforma Urbana no Ibura-Jordão, cujo objetivo é contribuir para melhoria das condições de habitabilidade na região, a partir do fortalecimento das organizações comunitárias, através do projeto de articulação mundial da ActionAid para apadrinhamento de crianças. O “Sistema de Vínculos Solidários” realiza parceria entre organizações da sociedade civil e doares de 16 países buscando levar ajuda àqueles que vivem em situação de pobreza e tem seus direitos humanos negados.

O projeto é baseado na luta pela garantia de direitos e a construção de laços de solidariedade, onde uma rede de parceiros (escolas, gestores públicos, empresários locais e voluntários) apoiam a organização de feiras de serviços, palestras, oficinas, mutirões de saúde, caminhadas, reunião cursos e maratonas. Atualmente o projeto vínculos solidários atinge 1000 crianças e suas famílias sendo um dos principais projetos da instituição no território.

MAIS PROTEÇÃO, MENOS VIOLÊNCIA

Iniciado em 2016, o projeto “Mais Proteção, Menos Violência” (KNH / Etapas) realiza formação com cerca de 250 crianças e adolescentes, dos 6 aos 15 anos, de duas comunidades do bairro do Ibura (Recife). O objetivo é enfrentar a violência doméstica por meio do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e do desenvolvimento emocional/afetivo e social das crianças e adolescentes.

As atividades estão centradas em promover habilidades que possibilitem o autoconhecimento, a construção do pensamento crítico, a experimentação e as possibilidades criativas que ao final possam impactar na vida pessoal e comunitária dos beneficiados e dos moradores do entorno.

A perspectiva é formar uma Rede de Proteção com Detentores de Deveres (famílias, organizações comunitárias e instituições públicas) atuantes no enfrentamento à violência doméstica e comunitária.

MUDANDO PRÁTICAS, ASSEGURANDO DIREITOS

Descrição: Iniciado em 2015, o projeto “Mudando Práticas, Assegurando Direitos” visa enfrentar à violência doméstica e sexual contra crianças e adolescentes através da construção de novas práticas de diálogo e participação, envolvendo as crianças, lideranças comunitárias, gestores públicos familiares e responsáveis.

A Etapas é responsável pela execução das atividades de formação, e mantém parceria com o Clube de Mães e Três Carneiros e a Federação Ibura-Jordão (FIJ), com crianças da comunidade de Três Carneiros (Ibura). O trabalho busca intervir com base em três pilares: os direitos assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a fundamentação pedagógica da educação entre pares e o resgate de uma cultura da infância, convergindo para o reconhecimento deles como sujeitos de direitos e agentes transformadores da realidade local.

Apoio: Fundo Municipal da criança e adolescente da cidade de Recife.

MENINAS, ADOLESCENTES E JOVENS CONSTRUINDO CIDADANIA

Descrição: Com o objetivo reduzir a vulnerabilidade de jovens mulheres à exploração sexual, assim como prevenir e combater o uso das drogas em comunidades carentes do estado de Pernambuco, o projeto “Meninas, Adolescentes e Jovens Construindo Cidadania” foi uma articulação entre a Cooperativa Internacional, Organizações da Sociedade Civil e Organizações Comunitárias que atuaram durante o triênio 2012-2015 nos municípios de Recife e Cabo de Santo Agostinho. O projeto buscou emponderar meninas como sujeito de direitos para multiplicação de conhecimento, na perspectiva de defender e promover a justiça de gênero, raça e o controle social. Foram beneficiadas cerca de 300 pessoas, entre as meninas participantes do projeto e seus familiares, e atingiu cerca de 5 mil moradores das comunidades de Passarinho, Ibura-Jordão e Charneca.

A Etapas coube realizar atividades no território do Ibura-Jordão que contemplavam reuniões, oficinas e encontros a nível territorial, intercâmbios e seminários interterritoriais, além de campanhas de mobilização.

EQUIPE TÉCNICA DE ASSESSORIA,
PESQUISA E AÇÃO SOCIAL