Capacitação

Com Capacitação, a Etapas trabalha no sentido de preparar e qualificar as lideranças comunitárias populares, crianças e adolescentes e os(as) jovens para intervirem na discussão e proposição de políticas públicas, na melhoria de suas organizações locais e na compreensão de temáticas atuais.

Trabalhos desenvolvidos

ATIVIDADES DE FORMAÇÃO

Encontro Estadual de Formação e Articulação do FOJUPE – Fórum das Juventudes de Pernambuco – 2012

Encontro Estadual do FOJUPE – Fórum das Juventudes de Pernambuco para discussões sobre as estratégias, composição e os desafios do Fórum para o próximo ano.
Parceria: ETAPAS, EPC – Escola Pernambucana de Circo, Diaconia e FOJUPE – Fórum das Juventudes de Pernambuco

Oficinas, Rodas de Diálogo e Debates sobre temas relacionados à juventude, organização juvenil, política urbana e política pública de juventude – 2009 / 2010 / 2011 / 2012

Oficinas de Capacitação sobre os temas de Economia Solidária, Soberania Alimentar, Gestão, Captação de Recursos e Meio Ambiente.2009/2010/2011
Oficinas realizadas em parceria com organizações do Ceará e Bahia, cujo público são representantes de organizações comunitárias do meio rural e urbano.

Programa para o Futuro – Jovens Mulheres em Ação – 2009 / 2010 / 2011 / 2012

Formação para o trabalho com o objetivo de contribuir para o empoderamento econômico de jovens mulheres moradoras de áreas de baixa renda do Recife e Região Metropolitana. Esta ação é desenvolvida pela ADE Brasil em parceria com a ETAPAS, LTNet Brasil, Fundação Nike, Instituto Shopping Recife, IMMOC – Instituto Maria Madalena de Oliveira Cavalcante, Faculdade Maurício de Nassau, Unibratec e Porto Digital. O programa aconteceu em 3 anos e meio, envolvendo 1000 jovens. A ETAPAS é responsável pelo desenvolvimento social do Programa, incluindo a relação comunitária e familiar.

Conferência Livre para construção de propostas das juventudes à Conferência Nacional de Juventude – 2011

Parceria – ETAPAS, Diaconia, EPC – Escola Pernambucana de Circo e FOJUPE – Fórum das Juventudes do Recife

Ciclo Cultural da Juventude – 2009 / 2010 / 2011

Evento público e aberto promovido anualmente para comunicação das organizações juvenis com a sociedade em geral, contribuindo para a visibilidade dos trabalhos desenvolvidos por grupos /coletivos juvenis que atuam com elementos da cultura. A proposta tem como objetivo principal a articulação e troca de experiências entre os próprios grupos que trabalham com elementos culturais complementares que, a partir da exposição do que fazem, podem demonstrar o poder da organização dos jovens e as diversas habilidades existentes nos grupos.

Programa de Intercâmbio entre jovens do campo e da cidade – 2010 / 2011

Troca de experiências e informações entre a realidade rural e urbana a partir da experimentação de práticas de organização no campo, com a vivencia do MST – Movimento Sem Terra, e a realidade nas áreas de ocupação do Recife e Região Metropolitana vivenciada pelas organizações juvenis assessoradas pela ETAPAS. Esta experiência favoreceu o fortalecimento da organização dos jovens na zona urbana, ampliando parcerias com os movimentos e organizações que atuam na zona rural ao mesmo tempo em que os jovens rurais passaram a compreender a luta na cidade.

Intercâmbio de experiências entre jovens do Brasil, Luxemburgo e África do Sul – 2010 / 2011

Programa de formação e troca de experiências entre jovens brasileiros, luxemburgueses e africanos, desenvolvido em dois anos, incluindo comunicação digital e encontros presenciais na África do Sul e no Brasil. O programa envolveu cerca de 100 jovens dos três países que socializaram conhecimentos sobre seus locais de moradia, a realidade de vida nas periferias, os desafios no campo da inclusão / exclusão social e as estratégias de organização praticadas pelos jovens, ressaltando os pontos convergentes e divergentes entre eles que pudessem ser utilizados como elementos de aprendizagem.

Encontros de formação de jovens para acesso ao mundo do trabalho - 2009 /2010 / 2011

Orientação profissional individual e coletiva para o fortalecimento de habilidades e comportamentos que facilitem o acesso dos jovens ao mundo do trabalho. Esta ação é articulada com o Banco de Informações sobre jovens egressos de formação profissional desenvolvida pela ETAPAS e com a relação / sensibilização da iniciativa privada para inserção das jovens no ambiente profissional.

Organizar para desorganizar: a juventude diz, quer e acontece – 2011

Encontro Estadual do FOJUPE – Fórum das Juventudes de Pernambuco para discussões sobre as estratégias, composição e os desafios do Fórum para o próximo ano.
Parceria: ETAPAS, EPC – Escola Pernambucana de Circo, Diaconia e FOJUPE – Fórum das Juventudes de Pernambuco

Formação Política e para o Trabalho – Curso Gestão de Serviços Administrativos – 2007 / 2008 / 2009

Capacitação profissional de jovens para o acesso ao mundo do trabalho, através do desenvolvimento de habilidades relacionadas ao setor de serviços, especialmente o uso da tecnologia da informação.
Carga horária média: 440 h. Nos três anos, participaram da formação 105 jovens.

Curso Escritório Informatizado - 2008

Capacitação profissional de jovens para o acesso ao mundo do trabalho, através do conhecimento sobre rotinas de escritório e uso de equipamentos. Participaram da formação 125 jovens moradores do Recife.
Carga horária: 260 h.

Curso Escritório Informatizado - 2008

Capacitação profissional de jovens para o acesso ao mundo do trabalho, através do conhecimento sobre rotinas de escritório e uso de equipamentos. Participaram da formação 50 jovens moradores da comunidade Caranguejo Tabaiares – Recife. O curso aconteceu no Centro Público de Economia Popular e Solidária Maria Luzineta.
Carga horária: 260 h.

Capacitação de lideranças comunitárias em Gestão e Desenvolvimento Institucional - Projeto de Fortalecimento às Organizações Comunitárias de Base – Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes – 2008

Parceria: ETAPAS e Plan International
Formação teórica e prática com lideranças comunitárias representantes de organizações comunitárias do Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes, desenvolvida por meio de aulas teóricas, planejamentos e execução de multiplicação social. A formação aconteceu no período de um ano e foi acrescida de encontros de socialização das experiências e de articulação entre as OCBs.

Curso de Desenvolvimento e Gestão de Organizações e Coletivos Juvenis – 2008

Formação voltada para o fortalecimento das organizações juvenis, discutindo a atuação coletiva e os desafios para a manutenção e desenvolvimento de grupos. Esta experiência foi adaptada das capacitações já desenvolvidas pela ETAPAS com as organizações comunitárias de base para os grupos de jovens.

Curso de Gestão e Desenvolvimento Institucional de Organizações Comunitárias – 2007 Parceria: ETAPAS e Federação Ibura Jordão

Formação teórica e prática com lideranças comunitárias representantes de organizações comunitárias filiadas à Federação Ibura Jordão.

Fortalecimento da organização juvenil – multiplicação social.

Projeto que envolve grupos e organizações juvenis, fortalecendo as iniciativas dos próprios jovens, a organização de ações nas comunidades e a articulação pelo direito à cidade. Esta proposta é a reedição do Projeto de Multiplicação Social que foi implementado em 2002 e retorna reestruturado a partir de 2006.

Formação Continuada: profissional e política – 2004, 2005 e 2006.Projeto que relaciona a formação política, a formação para o trabalho e a geração de renda.

Nessa proposta, estão sendo desenvolvidas capacitações específicas em Informática, Pesquisa, Gestão de Serviços Administrativos / Escritório Informatizado e Comunicação. O projeto contempla a relação com as formas de geração de renda, especialmente as alternativas ligadas à economia popular e solidária.

Emprego Jovem – Preparando para o Primeiro Emprego

Em 2005, foi realizada a Capacitação em Artesanato e Meio Ambiente e Auxiliar de Educação Infantil, incluindo a formação para a cidadania e conteúdos de apoio à elevação da escolaridade. Passaram por esta qualificação 80 jovens moradores de Recife, numa parceria com o Governo do Estado/Agência do Trabalho.

Consórcio Social da Juventude–Capacitação de 60 jovens moradores de áreas ZEIS – Zonas Especiais de Interesse Social em Artesanato e Meio Ambiente

Reaproveitamento de materiais como alternativa para a geração de renda. A capacitação resultou na organização do Grupo Produtivo UNIART, formado por 20 jovens egressos da formação.

Estação Futuro – Emprego Jovem

Local: Olinda
Carga Horária: 4 meses

PLANTEQ – No Plano Territorial de Qualificaçãoem 2004, a ETAPAS desenvolveu a Capacitação em Artesanato

Reaproveitamento de Móveis e Materiais. Participaram 60 jovens moradores de Recife. Este Projeto foi desenvolvido em parceria com o Governo do Estado / Agência do Trabalho.

Emprego Jovem – Preparando para o Primeiro Emprego

Em 2004, foi realizada a Capacitação em Informática Avançada, incluindo a formação para a cidadania e conteúdos de apoio à elevação da escolaridade. Passaram por esta qualificação 180 jovens moradores de Recife, numa parceria com o Governo do Estado/Agência do Trabalho.

Intercâmbio entre jovens em situação de exclusão social de Recife e Bruxelas – Bélgica

Projeto entre jovens moradores de áreas ZEIS e jovens filhos de imigrantes marroquinos moradores da Bélgica. O intercâmbio acontece a partir de um site, que permite a troca de experiência. Cada grupo produziu um vídeo sobre a sua cidade e a realidade juvenil e também participou de viagens onde os jovens brasileiros visitaram a Bélgica e os jovens belgas visitaram o Recife.

Jovens Multiplicadores Sociais

Aprofundamento sobre participação e organização comunitária, estimulando a atuação na execução de projetos comunitários, idealizados e elaborados por eles. Projeto desenvolvido em 2002 e 2003.

Curso de Gestão e Desenvolvimento Institucional para Entidades Populares - 2001

Local: sede da ETAPAS
Carga Horária: 80 horas
Nº de turmas: 2

Curso em parceria com SEBRAE e CAM Criação de Novos Negócios

Local: ETAPAS
Carga-Horária:
Nº de Turmas: 01

Uma outra experiência foi desenvolvida em 2000, em parceria com a iniciativa privada, Shopping Center Tacaruna, a Cooperação Internacional Save the Children e entidades comunitárias do bairro de Santo Amaro, no Recife

O projeto envolveu 80 crianças, adolescentes e jovens freqüentadores/as do semáforo localizado na saída do Shopping, que participaram neste período das atividades de reciclagem, artes plásticas, dança e música.

A ETAPAS desenvolveu capacitações para os Egressos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

Em parceria com as Prefeituras Municipais do Cabo de Santo Agostinho, Primavera e Catende, cidades da Mata Sul de Pernambuco. Em 1999, foram capacitados em Auxiliar de Educação Infantil, adolescentes e jovens moradoras de Engenhos de Cana existentes nestes municípios.

Educação,Profissionalização e Consciência Cidadã. Projeto voltado para jovens moradores/as das Áreas ZEIS da cidade do Recife (Zonas Especiais de Interesse Socal)

Enfocando aspectos centrais como: profissionalização eminformática, elevação da escolaridade e formação para a cidadania. A experiência com este formato foi desenvolvida em 1998, 1999, 2000 e 2001.

Entre 1999 e 2002, desenvolvemos cursos de Capacitação em Artesanato, Pesquisa, Auxiliar de Educação Infantil, Gestão de Negócios e Informática

nos municípios da Região Metropolitana do Recife, em parceria com o Governo do Estado/Agência do Trabalho.

Formação para Auxiliar de Educação Infantil – Creche e Domicílio - 2000

Programa Capacitação Solidária
Local: Igreja Congregacional Pernambucana
Carga Horária: 600 horas

Curso: Gestão e Planejamento de Pequenos Negócios - 1999

Locais: Cabo de Santo Agostinho, Recife, Olinda, Paulista e Igarassu
Carga Horária: 40 horas

Curso: Conselho de Gestão Democrática e Popular/Ano – 1999

Local: Camaragibe (Centro de Treinamento)
Carga Horária: 16 horas

Auxiliar em Educação Infantil

Local: Recife/Olinda/Catende/Cabo/Primavera
Carga-Horária: 80 horas
Nº de Turmas: 07

Pesquisador/Recenseador - 1999

Local: Recife e Cabo
Carga-Horária: 80 horas
Nº de Turmas: 03

Artesanato em Geral - 1999

Local: Igarassu e Olinda
Carga-Horária: 40 horas
Nº de Turmas: 06

Gestão Pequenos Negócios - 1999

Local: Recife/Cabo/Olinda/Igarassu/Paulista
Carga-Horária: 40 horas
Nº de Turmas: 19

Curso de Informática e Cidadania Ativa - 1999

Local: Igreja Congregacional Pernambucana
Carga Horária: 240 horas
Nº de turmas: 4

Formação para Auxiliar de Creche - 1999

Programa Capacitação Solidária
Local- Igreja Congregacional Pernambucana
Carga Horária- 600 horas

Curso de Formação para Pesquisadores/ Vivência Prática e Cidadania - 1998

Local – Etapas
Carga Horária – 600 horas

Ciclo de Capacitação para Representante de Áreas Zeis - 1997

Local – Seminário Medalha Milagrosa Jaboatão
Carga Horária – 16 horas

Curso: Gestão e Desenvolvimento Institucional - 1997

Local – Sindicato das Empregadas Domésticas
Carga Horária – 16 horas

Formação para Pesquisadores/ Recenseadores - 1996

Local – Rede de Jornais Populares
Carga Horária – 80 horas

Formação para Pesquisadores Populares - 1995

Local – Comunidade Caranguejo/ Tabaiares Carga Horária – 80 horas

Curso de Formação para Pesquisadores - 1993

Local – Associação de Moradores de Três Carneiros Carga Horária- 80 horas

Curso de Formação para Pesquisadores - 1992

Local- Associação de Moradores do Morro da Conceição Carga Horária – 80 horas;

Curso de Gestão e Planejamento Comunitário - 1985

Local – Comunidade Coque Carga Horária – 16 horas;

EQUIPE TÉCNICA DE ASSESSORIA,
PESQUISA E AÇÃO SOCIAL