Estudos e Pesquisas

Pesquisas

EM ANDAMENTO

Cronologia

Diagnóstico sobre Drogas em Jaboatão dos Guararapes

A Etapas está à frente da primeira pesquisa domiciliar em nível municipal sobre o consumo de álcool e outras drogas. O trabalho busca subsidiar a implementação de políticas públicas voltadas ao tema, visando contribuir para o fortalecimento do Sistema Municipal de Garantia de Direitos Humanos de Jaboatão dos Guararapes.

Diagnóstico da Região Político-Administrativa 6

A pesquisa está sendo realizada através de fontes secundárias com objetivo de atualizar e sistematizar informações sobre o território e a população do Ibura, Jordão e Cohab. A iniciativa visa subsidiar as intervenções políticas, formar articulações e parcerias na perspectiva de melhorar a qualidade de vida dos moradores daquelas comunidades.

Pesquisa Sobre o Perfil das Mulheres Empreendedoras do Recife e Região Metropolitana - 2011

Realizada em parceria com a ONG Casa da Mulher do Nordeste, traçou o perfil das mulheres empreendedoras individuais e de grupos/organizações produtivas.

Mapeamento das Organizações Juvenis – 2010

Atualização de informações sobre a organização juvenil, com um estudo sobre os grupos de jovens em Pernambuco. Este levantamento dá continuidade às pesquisas anteriores, tendo como base as informações já existentes sobre os grupos.

Pesquisa sobre a FIJ – Federação Ibura Jordão - 2010

Levantamento de informações sobre as 56 organizações filiadas à Federação, com foco na atuação e no perfil das organizações comunitárias.

Pesquisa secundária e direta sobre a organização comunitária, os equipamentos públicos e as intervenções sociais em 14 territórios da Região Metropolitana do Recife com alto índice de violência – Programa Governo Presente – 2009 - 2010

Parceria – ETAPAS e Secretaria Especial de Articulação Social – Governo de Pernambuco Levantamento de informações sobre a organização comunitária local,os atores sociais, os equipamentos públicos e as intervenções nas comunidades sob a responsabilidade de organizações governamentais e da sociedade civil. Estas informações subsidiaram a implementação de açõesea articulação do Governo de Pernambuco nos territórios mais violentos da Região Metropolitana do Recife.

Pesquisa de Satisfação com lideranças comunitárias e beneficiários sobre as ações desenvolvidas pelo Governo de Pernambuco nos 14 territórios da Região Metropolitana com alto índice de violência – 2009

Parceria – ETAPAS e Secretaria Especial de Articulação Social – Governo de Pernambuco Identificação das opiniões das lideranças comunitárias a respeito do Programa Governo Presente.

Pesquisa de Satisfação com moradores(as) dos territórios de intervenção do Governo Presente e usuários das ações - 2010

Parceria – ETAPAS e Secretaria Especial de Articulação Social – Governo de Pernambuco Identificação das opiniões dos moradores(as) e usuários, respeito das ações desenvolvidas pelo Programa Governo Presente.

Pesquisa sobre Mercado de Trabalho Local – Estudo Exploratório sobre a presença de jovens trabalhadores em empresas privadas – 2009

Pesquisa sobre o perfil das empresas e a percepção sobre o (a) jovem trabalhador (a), expectativas e entendimentos sobre as suas capacidades e potencialidades. Esse estudo faz parte de um projeto conjunto da Etapas com o CTC – Centro de Trabalho e Cultura; o Retome Sua Vida; a Casa Menina Mulher; o Grupo Mulher Maravilha; e o Projeto Ramá / Vale do Senhor.

Situação de Vida dos Jovens de Pernambuco por Região de Desenvolvimento - 2009

Parceria – ETAPAS e Secretaria Especial de Juventude e Emprego – Governo de Pernambuco Identificação de indicadores das condições de vida dos jovens que têm sido considerados como muito significativos no contexto de busca pela garantia dos direitos juvenis, a saber: perspectivas demográficas, família, saúde, educação, trabalho, renda e acesso a computador e internet. A partir destes indicadores foi elaborado o relatório sobre a condição de vida dos jovens por Região de Desenvolvimento.

Observatório de Juventude – 2008 / 2009

Parceria – ETAPAS e Secretaria Especial de Juventude e Emprego – Governo de Pernambuco Proposta de Observatório da Juventude como estratégia e instrumento de continuidade dos estudos neste campo e de proposições de políticas públicas para este segmento da população.

Pesquisa sobre as Políticas Públicas de Juventude – Governo de Pernambuco / Guia de Política Pública – 2008 / 2009

Parceria – ETAPAS e Secretaria Especial de Juventude e Emprego – Governo de Pernambuco Pesquisa de informações sobre as ações governamentais voltadas exclusivamente para jovens, acrescidas de uma avaliação sobre a intervenção do governo com jovens, relacionando-as às demandas do Projeto Dialogando, ao Plano Estadual de Juventude e à situação de vida dos jovens nas Regiões de Desenvolvimento de Pernambuco.

Projeto Dialogando – 2007

Parceria – ETAPAS e Secretaria Especial de Juventude e Emprego – Governo de Pernambuco Objetivo: Levantamento de proposta para o Plano Estadual de Juventude nas 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado, reunindo jovens representantes de organizações da sociedade civil que atuam com juventude, organizações juvenis e poder público. Realização de pesquisa sobre o perfil das organizações juvenis, organizações que atuam com juventude e órgãos públicos responsáveis pelas políticas de juventude nos municípios participantes do Projeto Dialogando.

Mapeamento das Organizações Juvenis – Parceria com o Redes e Juventudes – 2006 e 2007

Estudo sobre as organizações juvenis no Nordeste, urbanas e rurais, com amostra nos estados de Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte e Ceará.

Perfil Econômico do Bairro de Afogados – 2005 Parceria: ETAPAS e SEBRAE

Objetivo: Pesquisa sobre os empreendimentos econômicos no entorno da comunidade Caranguejo Tabaiares. Pesquisa os “Jovens e as Eleições Municipais 2004” Parceria: Freres des Hommes, SEBRAE Objetivos:Conhecer as expectativas e o interesse dos jovens e adolescentes com relação as eleições municipais 2004; Investigar o grau/tipos de participação em grupos juvenis; Verificar o conhecimento dos jovens sobre o processo eleitoral e sobre o papel do poder executivo e legislativo.

Diagnóstico socioeconômico de Caranguejo Tabaiares – 2004 Parceria entre ETAPAS e Centro Josué de Castro.

Objetivo: atualização do perfil socioeconômico das comunidades, com enfoque nos empreendimentos.

Pesquisa sobre os empreendimentos da RPA 3, com amostra censitária nas comunidades de Vila Vintém 1, Alto do Mandu e Alto da Brasileira – 2002 e 2003

Parceria ETAPAS, Centro Josué de Castro e Observatório do Trabalho – Prefeitura do Recife. Objetivo: Estudo sobre Economia Popular e Solidária, identificando os empreendimentos econômicos na RPA 3, a partir da amostra censitária em três comunidades.

Perfil Socioeconômico da ZEIS Novo Prado - 2001

Estudo censitário para reunir informações sobre a comunidade e seus moradores. Posteriormente, as informações foram publicadas em cartilha facilitando a divulgação e o acesso dos moradores.

Diagnóstico Socioeconômico e Perfil dos Pequenos Empreendedores da Zeis Novo Prado - 2001

Objetivos: Criar um instrumento para ser utilizado pela comunidade nas intervenções de infra-estrutura, geração de emprego e renda, capacitação profissional, dentre outras. A partir destas informações, a comunidade poderá reivindicar melhor seus direitos, expondo as principais dificuldades enfrentadas por seus moradores.

Situação do Trabalho Infanto-juvenil nas Zonas Especiais de Interesse Social – 1999

Parceria – Save The Children

Objetivos – Traçar um diagnóstico da situação do trabalho infantil na área urbana com crianças e adolescentes de 7 a 16 anos e identificar demandas de cursos profissionalizantes com os jovens entre 16 e 21 anos de idade, com o intuito de subsidiar o trabalho de organizações não-governamentais e órgãos públicos que atuam com este segmento. Esta pesquisa também serviu como vivência prática dos jovens concluintes do curso de Formação para Pesquisadores, realizado pela ETAPAS, com duração de cinco meses.

Caranguejo e Tabaiares: Histórias, Lutas e Conquistas - Diagnóstico Socioeconômico Econômico e Levantamento dos empreendimentos existentes na comunidade – 1996

Parceria – SEBRAE – Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco Objetivo – Desenvolver um trabalho voltado para desenvolvimento comunitário e organização dos empreendedores do bairro. Perfil das Crianças e Adolescentes da Região Metropolitana do Recife – 1996 Objetivo – Levantamento realizado em todos os municípios da Região Metropolitana com o intuito de traçar o perfil deste segmento.

Três Carneiros - Diagnóstico Socioeconômico - 1994

Objetivo – Conhecer a história, trajetória dos grupos e condições de vida do bairro. Solicitada pela Associação de Moradores.

Situação das Famílias, Crianças e Adolescentes do Município do Cabo - 1993

Objetivo- Solicitadas pelo Conselho da Criança e do Adolescente e Centro das Mulheres do Cabo teve como objetivo orientar as políticas voltadas para criança e adolescentes no município.

Três Carneiros - Diagnóstico Socioeconômico – 1993

Objetivo – Diagnosticar a situação dos moradores e do bairro. No segundo momento, foi identificado o impacto das ações da associação de moradores, da Rádio Comunitária e outros grupos locais.

Morro da Conceição- Diagnóstico Sócio Econômico – 1992

Objetivo- Solicitada pelos moradores para orientar as ações desenvolvidas pelo conselho de moradores e as reivindicações junto ao poder público.

Cadastramento e acompanhamento das atividades dos bairros da Região Metropolitana do Recife.

Objetivo – Acompanhar a sistemática do surgimento e dinâmica das entidades populares de bairro.
PLANEJAMENTO, MONITORAMENTO, AVALIAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO

Planejamento, Execução Metodológica e Sistematização da 2ª Conferência de Políticas Públicas de Juventude do Recife – 2011

Parceria – ETAPAS e Secretaria Municipal de Juventude do Recife.

Monitoramento das ações implementadas pelo Governo de Pernambuco em 14 territórios da Região Metropolitana do Recife com alto índice de violência – Programa Governo Presente - 2009

Parceria – ETAPAS e Secretaria Especial de Articulação Social – Governo de Pernambuco Acompanhamento sistemático das ações desenvolvidas por 10 Secretarias Estaduais.

Monitoramento das ações de coletivos juvenis participantes do Fundo de Apoio às Organizações Juvenis - 2009

Assessoria e acompanhamento sistemático às ações desenvolvidas pelos grupos e organizações juvenis nas comunidades do Recife e Região Metropolitana. A partir do Fundo de Apoio às Organizações Juvenis, os grupos foram apoiados financeiramente e com assessoria técnica e política para execução de atividades pensadas, planejadas e desenvolvidas pelos próprios jovens.

Avaliação do Projeto de Fortalecimento às Organizações Comunitárias de Base – Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes – 2008 / 2009

Parceria: ETAPAS e Plan International Após a execução do Projeto de Fortalecimento às Organizações Comunitárias de Base, foi desenvolvida uma avaliação para identificação dos limites da intervenção e dos resultados obtidos a partir do projeto. Sobre estes aspectos, foram envolvidas no processo avaliativo os integrantes das OCBs participantes do Projeto. A metodologia garantiu a participação individual e coletiva dos representantes das organizações com informações que subsidiaram uma análise sobre a importância e as contribuições deste projeto para as organizações e as comunidades de baixa renda dos municípios Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho.

Planejamento e Monitoramento das ações de multiplicação social desenvolvidas por organizações juvenis na Região Metropolitana do Recife – 2007 / 2008 / 2009

Parceria: ETAPAS e Plan International Planejamento com as organizações juvenis das ações de multiplicação social e intervenções políticas e comunitárias a serem desenvolvidas pelos coletivos. A partir da definição e do planejamento das ações, a ETAPAS executou o monitoramento de todas as ações, contribuindo com assessoria técnica e, especialmente, com o fortalecimento dos grupos a partir das informações colhidas e dos ajustes sugeridos sobre as ações.

Planejamento, monitoramento e avaliação semestral das ações desenvolvidas pela Federação Ibura Jordão e suas 52 organizações comunitárias filiadas – 2003 - 2009

Planejamento com as organizações comunitárias filiadas à FIJ das ações a serem desenvolvidas pela Federação. A partir do planejamento, a ETAPAS realiza o monitoramento com assessoria permanente na execução e orientações sobre a atuação da FIJ. Por fim, a cada semestre, desenvolve avaliação sobre as ações, identificando limites e resultados desta intervenção.

Planejamento e Monitoramento das ações de multiplicação social desenvolvidas no Projeto de Fortalecimento das Organizações Comunitárias Base – Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes – 2008

Planejamento com as organizações comunitárias de base dos municípios Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes das ações de multiplicação social e intervenções comunitárias a serem desenvolvidas pelos coletivos. A partir da definição e do planejamento das ações, a ETAPAS executou durante o ano de 2008 o monitoramento de todas as ações comunitárias desenvolvidas pelos grupos nos dois municípios.

Avaliação do Projeto Formação Continuada: trabalho e política - Pesquisa sobre os egressos – 2006

Estudo sobre o Projeto a partir dos jovens participantes, identificando potencialidades, limites e resultados, especialmente relacionados à organização comunitária e à geração de renda.

Impactos do Programa Emprego Jovem Recife – 2005 Parceria: ETAPAS e Agência do Trabalho – Governo de Pernambuco

Estudo sobre os impactos do Programa Emprego Jovem em Recife, a partir do conhecimento sobre a vida dos participantes. A pesquisa foi censitária e trouxe um levantamento sobre possibilidades, acertos e perspectivas de ajustes e adequações no Programa.

EQUIPE TÉCNICA DE ASSESSORIA,
PESQUISA E AÇÃO SOCIAL