Campanha “Etapas Transforma VIdas”

A trajetória de 40 anos da Etapas faz sentido porque afetamos pessoas e pessoas afetam a cidade.

Temos orgulho em fazer parte da construção das identidades das pessoas, da construção das amizades, do desenvolvimento pessoal e profissional, da construção de um modo de pertencer e lutar pela cidade que queremos.

A campanha #EtapasTransformaVidas é uma das ações do ano comemorativo da #Etapas40anos

Confira seis depoimentos inspiradores de pessoas que já passaram ou estão nos nossos projetos



Crianças aprendem a usar a criatividade no enfrentamento à violência sexual

Cerca de 40 crianças de 7 a 11 anos da comunidade do Ibura, no Recife, participaram de oficinas de fotografia criativa promovidas pelo projeto “Meninas em Movimento”, que atua no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. O projeto é uma realização da ActionAid, em parceria com Casa da Mulher do Nordeste, Centro das Mulheres do Cabo e Etapas, com patrocínio da Petrobras e do Governo Federal, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.



COVID-19

Saiba quais os sintomas, como se prevenir e fontes seguras de busca por informações sobre o novo Coronavírus.



III Ato de Rua do FOJUPE: Fascismo Aqui Não Se Cria

Jovens pernambucanos protestam contra o genocídio e etnocídio da juventude negra e indígena, contra a lgbtfobia, o feminicídio, as reformas (da educação, trabalhista e da previdência) e em favor da agroecologia, da saúde e pelo direito ao território e mobilidade no campo e na cidade.



Jovens do Ibura grafitam BRT da Conde da Boa Vista – Recife

Em uma ação comemorativa pelos 35 anos da Etapas e 4 anos da MobiBrasil, cerca de 20 jovens do Ibura, participantes dos projetos sociais da ETAPAS, imprimiram suas artes no BRT – Gervásio Pires 1 – na Conde da Boa Vista. A parceria teve o objetivo de difundir a arte do grafite como ferramenta de transformação social, mostrar as expressões artísticas das periferias do Recife e efetivar o direito dos adolescentes e jovens de ocupar e interferir na cidade.



Ato dos jovens pernambucanos pelo Dia Internacional das Juventudes

O Fórum de Juventudes de Pernambuco (FOJUPE) reuniu indígenas, mulheres, negros/as, quilombolas, camponeses, LGBTs, estudantes, trabalhadores/as, artistas e militantes representantes de coletivos e organizações juvenis vindos da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão, nas ruas centrais do bairro do Recife em protesto contra os descasos do Governo do Estado com as juventudes pernambucanas. O ato público fez alusão ao Dia Internacional das Juventudes (12/8) – para denunciar o extermínio da juventude negra; o feminicídio e a violência contra a população LGBT; as reformas trabalhista, da previdência e educacional; os descasos das políticas de moradia e mobilidade e em defesa das juventudes agroecológica.



Etapas 35 anos – Folha dos Bairros

O que um jornal da década de 80 pode ter noticiado que ainda permeia a atual realidade político-social brasileira?

O senhor Ademir, militante e morador do Ibura fala da luta do Movimento de Bairros nas comunidades do Coque e UR-10, das situações de carência existentes na época e atualmente, assim como as demandas e reivindicações colocadas pelas organizações populares.



Etapas 35 anos – Movimento de Bairros da cidade do Recife

A líder comunitária do Ibura, Severina da Veiga (Biuzinha), relata suas experiências na luta por moradia digna no Recife dos anos 80 e fala dos avanços alcançados através do trabalho em rede para o desenvolvimento das comunidades.



Etapas 35 anos -Plano de Regularização das Zonas Especiais de Interesse Social – Prezeis

A líder comunitária da Zeis Greve Geral (Ibura), Heunar Santos, fala da experiência de 18 anos à frente da coordenação do PREZEIS e das contribuições da Etapas na luta pelo direito à moradia na cidade do Recife.



Maratona leva lazer e solidariedade para crianças e jovens em Ibura

Com esporte, cultura, lazer e prática da solidariedade, a tradicional Maratona pelo Meio Ambiente do Ibura – endossa a luta dos moradores por melhores condições de habitação e direitos humanos. A atividade é uma articulação das organizações Etapas, ActionAid e Federação Ibura e Jordão.



Vínculos Solidários – Eu faço parte dessa ideia

Os Vínculos Solidários é um projeto social desenvolvido em 11 comunidades do Ibura e Jordão, a partir do apadrinhamento de crianças e adolescentes, que há 10 anos tem contribuído para melhoria da qualidade de vida das famílias do território.

A rede de solidariedade é formada por organizações não governamentais (ETAPAS, ActionAid e FIJ), gestores públicos, comerciantes locais e voluntários que ajudam a fortalecer a luta política por garantia de direitos.



Campanha “Jovens Pelo Direito de Viver”

O Fórum das Juventudes de Pernambuco (FOJUPE) – que abarca mais de 50 Organizações da Sociedade Civil das quatro Regiões de Desenvolvimento do Estado – mostra as diversas características dos jovens pernambucanos para trazer à tona a reflexão sobre o direito de experimentar a juventude com qualidade de vida e desenvolvimento pessoal, social e profissional garantidos no Estatuto da Juventude – Lei 12.852/2013.



Conferências Livres de Juventude

Coletivos juvenis, do campo e da cidade, articulados para pautar as lutas por direitos das diversidades de jovens, que compõem o Fórum das Juventudes de Pernambuco, na 3ª Conferência Nacional de Juventude ‪#‎3donfJuv‬.