“Não brinque com o meu Direito!” Este é o tema da campanha que aborda a prevenção a exploração e abuso sexual de adolescentes e jovens mulheres, bem como a prevenção ao uso das drogas.

A campanha está sendo desenvolvida pela ETAPAS, Casa da Mulher do Nordeste, Centro das Mulheres do Cabo e Action Aid. No Ibura e Jordão, ela foi lançada em dezembro de 2013 e conta com o apoio da FIJ (Federação Ibura Jordão) para articulação e disseminação da ideia.

A FIJ – Federação Ibura Jordão realizou seminário no dia 12 de dezembro, no SESI do Ibura, para apresentação das ações desenvolvidas em 2013, no âmbito do projeto “Fortalecendo a Organização Comunitária e a Luta pelo Direito à Moradia no Ibura e Jordão”, coordenado pela ETAPAS – Equipe Técnica de Assessoria, Pesquisa e Ação Social.

Durante o ano, aconteceram atividades com lideranças comunitárias, mulheres, adolescentes, crianças e jovens no Ibura e Jordão voltadas ao fortalecimento da organização social e política da região, bem como a proposição e controle social de políticas públicas. Para a execução das ações, a ETAPAS e a FIJ contam com a importante parceria da Action Aid, Pão para o Mundo e Solidariedade Socialista.

O seminário para o balanço das ações acontece a cada ano. Neste, além da apresentação do balanço das atividades do último triênio, ocorreu a posse e apresentação da nova diretoria da Federação Ibura Jordão, eleita no Congresso realizado em agosto de 2013, que terá mandato de quatro anos, 2013-2017.

Ao final, ocorreu uma festa de confraternização entre representantes das filiadas, ETAPAS, organizações parceiras, representantes da prefeitura e governo do Estado.

No mês de setembro, 38 adolescentes e jovens mulheres moradoras do Ibura e Jordão desenvolveram ações de multiplicação social relacionadas à temática da exploração sexual em oito escolas públicas dos dois bairros. Aproximadamente 450 adolescentes e jovens das escolas se envolveram nas discussões sobre o tema a partir desta iniciativa.

As jovens se utilizaram da linguagem audiovisual e do teatro para expressar o tema de forma mais acessível e agradável. Elas definiram o roteiro da peça teatral e também se encarregaram da representação.

Esta ação de multiplicação social é parte do projeto “Meninas, Adolescentes e Jovens Construindo Cidadania”, desenvolvido no Ibura, numa parceria entre FIJ – Federação Ibura Jordão, ETAPAS e Action Aid. Tem como um dos objetivos a prevenção a exploração sexual e a garantia de direitos das meninas, adolescentes e jovens. Além das 40 adolescentes e jovens envolvidas diretamente nas ações, o projeto conta com o envolvimento de familiares, lideranças comunitárias, moradores e gestores públicos.

No último dia 18 de novembro, o relator nacional da plataforma de Direitos Humanos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (Dhesca), Leandro Gorsdof, aportou em Pernambuco para participar de uma reunião com representantes do Comitê Popular da Copa em Pernambuco e do Fórum de Reforma Urbana de Pernambuco (FERU).

No encontro foram discutidas as situações de violação de direitos à moradia no Loteamento São Francisco, em Camaragibe, diante da realização de despejos de forma violenta e ao baixo valor das indenizações e dos valores de bolsa-aluguel devido impactos gerados pelas obras de infraestrutura da Copa do Mundo em 2014.

Durante a visita de Gorsdof, a comitiva partiu em direção ao Fórum de Camaragibe para encontrar as famílias em processo de desocupação que reivindicavam a ausência de diálogo e de negociação com o poder público sobre as alternativas às remoções. O relator pôde ouvir os apelos dos moradores do Loteamento São Francisco, entre eles: mulheres, idosos, adolescentes e crianças em situação de risco.

Na ocasião houve a oportunidade de reunir em Assembléia Pública algumas organizações da sociedade civil, moradores e representantes de movimentos sociais do Fórum de Reforma Urbana (FERU), Fórum Suape, Comitê Popular da Copa, Movimento Direitos Urbanos, Movimento Coque (R) Existe e Observatório das Metrópoles para discutir e viabilizar soluções habitacionais durante e após o Mundial de 2014.

Como resultado da inspeção, efetivou-se uma negociação entre governantes e moradores do Loteamento São Francisco onde foi decretada a prorrogação dos prazos para desocupação dos imóveis no Loteamento São Francisco. Neste final de semana 29 e 30 de novembro e 1 de dezembro, as famílias em processo de desocupação, os movimentos sociais e as organizações da sociedade civil terão mais uma oportunidade de reivindicar direitos e debater sobre os danos causados pelos megaeventos esportivos à população, sobretudo a de baixa renda, no seminário “Legados e Relegados da Copa do Mundo: Quando o Direito à Cidade é Violado”.

 

Cerca de 200 jovens, dos 10 aos 17 anos, moradores do Ibura Jordão, deverão participar na manhã deste domingo (1/12) da II Maratona Esportiva Juvenil do Projeto Sistemas de Vínculos Solidários. O evento, que é coordenado pela Federação Ibura Jordão (FIJ) e ETAPAS, proporciona a integração entre os participantes do Sistema de Vínculos Solidários através da atividade esportiva, visando promover e divulgar o projeto nas comunidades do Ibura Jordão.

Neste ano, a Maratona acontece no Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Ações de alerta e prevenção contra a doença serão realizadas antes e durante a corrida. Serão aplicados testes rápidos para detectar a presença do vírus HIV e, em partes do percurso, haverá pessoas hasteando cartazes de reflexão sobre a doença.

O torneio estará divido em quatro categorias: Feminina e Masculina – dos 10 aos 13 anos e dos 14 aos 17. A premiação para o 1º, 2º e 3º lugares de cada categoria será de uma bicicleta, além de um troféu, medalhas de prata e bronze para os respectivos vencedores. Todos os participantes receberão medalhas simbólicas e participarão de sorteio de brindes.

Edição: Juliana Ribeiro