A iniciativa visa fortalecer a atuação de uma Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes no Ibura que atue em casos de violências doméstica e comunitária

logo-mais-protecao-menos-violencia

Com o objetivo de formar cidadãos para identificação, tratamento e encaminhamentos de casos de violências doméstica e comunitária praticadas contra crianças e adolescentes nos bairros do Ibura e Jordão, a Etapas promove o Curso de Detentores de Deveres voltado para lideranças comunitárias, gestores públicos e representantes de conselhos tutelares do território, que acontece nos dias 1 e 5 de dezembro, das 12h às 19h, no Hotel Vela Branca – Boa Viagem. A iniciativa visa fortalecer a atuação de uma Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes no Ibura como parte do plano de trabalho do projeto “Mais Proteção, Menos Violência” (Etapas/KNH) – que atua na formação direta de 140 crianças e adolescentes e suas respectivas famílias/responsáveis das comunidades de 27 de abril e Portelinha – Ibura.

O curso contará com duas mesas de debates e uma roda de diálogo em sua programação. A primeira mesa irá discutir o “Cenário atual da garantia de direitos e os desafios para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes”. A mesa dois debaterá sobre “O que significa violência doméstica e comunitária”. A Roda de Diálogo: Conhecendo os serviços públicos voltados para o enfrentamento da violência doméstica e comunitária encerra o momento de debates para início da construção de estratégias para enfrentamento e encaminhamento dos casos de violências.

A coordenadora de projetos da Etapas, Neide Silva, relata a ideia é construir momentos de exposição e debates criando um ambiente de aprendizado e troca de informações e experiências envolvendo todos os diferentes segmentos de atenção que se relacionam com o tema da proteção e defesa das criança e adolescentes na perspectiva de construir uma agenda coletiva e fortalecer uma Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes no território.

A atividade  reuniu 600 pessoas que ocuparam as comunidades da UR-1 e UR-2 (Ibura) com esporte, cultura, lazer e prática da solidariedade para endossar a luta dos moradores por melhores condições de habitação e direitos humanos

vi-maratona-com-criancas-e-adolescentes-do-ibura6

No último domingo (13/11), cerca de 350 crianças e adolescentes, entre 10 e 17 anos do Ibura, percorreram três quilômetros dos morros do território para endossar a luta dos moradores por melhores condições de habitação e direitos humanos na VI Maratona com Crianças e Adolescentes do Ibura. A ação social integrou comunidade, organizações da sociedade civil, poder público local e voluntários na ocupação de espaços públicos com esporte, cultura e lazer unidos pelo desejo de fazer do mundo um lugar menos desigual.

A atividade – organizada por ETAPAS, ActionAid e Federação de Moradores do Ibura-Jordão (FIJ) – mobilizou cerca de 600 pessoas. Entre beneficiários e atores sociais, cada cidadão teve um papel na organização, realização e manutenção da Maratona – que como o nome sugere – é preciso esforço individual e coletivo para superação do cansaço em prol da prática da solidariedade.

vi-maratona-com-criancas-e-adolescentes-do-ibura3

Equipe de Técnicos da Etapas, ActionAid e Voluntários envolvidos nas tarefas de distribuição de camisas personalizadas da Maratona
O evento teve início às 7h com concentração em frente a Compesa da UR-2. A medida que as famílias ocupavam a Rua Jornalista Costa Porto, a comissão organizativa e equipe de voluntários se envolviam em tarefas para distribuição de camisas, água e lanches para os atletas e familiares. Enquanto isso, a Catirina – da dupla teatral Mateus e Catirina – fazia intervenções irreverentes na comunidade e as mães e crianças davam um exemplo de cidadania formando grupos para recolhimento do lixo produzido.

Uma atividade de alongamento com os atletas sucedeu as duas largadas da corrida – que foi dividida em quatro categorias – feminina e masculina – 10 a 12 e 13 a 17 anos e premiou os 12 primeiros colocados com bicicletas.

Confraternização e Premiação

vi-maratona-com-criancas-e-adolescentes-do-ibura2
Na chegada à Rua Paulista (UR-1), por volta das 11h, a população foi recebida com aparelhos recreativos (cama elástica e piscina de bolas), lanches e apresentação cultural do Bloco Carnavalesco Boi de Mainha – formado por moradores do Ibura de Baixo – que pôs todos que ocupavam a Praça do Leiteiro para dançar coco, maracatu e ciranda.
vi-maratona-com-criancas-e-adolescentes-do-ibura1

Além de premiar os 12 primeiros colocados com biclicletas e troféus, a Maratona presenteou todos os maratonistas com medalhas. Sorteou duas bicicletas a mais para os atletas, 60 aparelhos eletrônicos e utensílios domésticos para as famílias e 70 vales presentes de lojas de roupas para todas as crianças presentes.

 

 

Após 8 horas de evento, quatro meses de organização e em comemoração aos 10 anos de parceria entre FIJ, ETAPAS e ActionAid- Brasil – com o projeto de Fortalecimento dos Vínculos Solidários, Comunitários e Sociais no Ibura e Jordão – a VI Maratona marcou sua maior edição nos últimos seis anos e mostrou que com organização política, união, solidariedade e amor ao próximo é possível transformar realidades.

vi-maratona-com-criancas-e-adolescentes-do-ibura5

Momento simbólico une lideranças comunitárias do Ibura e técnicos da sociedade civil para repartir o bolo em comemoração aos 10 anos de parceria entre FIJ/Etapas/ActionAid

Para o coordenador de programas da Etapas, Pedro Ribeiro, a Maratona é resultado da articulação fortalecida das entidades parceiras com as 54 organizações de moradores que formam a Federação do Ibura-Jordão. “A maratona é um momento de confraternizar a parceria que faz o morro do Ibura ser histórico em conseguir mais serviços e políticas públicas para o território, graças a articulação que temos fortalecida há 10 anos”, afirma.

camapanha-vista-uma-crianca-neste-natal

É chegada as festividades natalinas e com elas as tradições nos lares brasileiros. Vestir roupas novas nas confraternizações de família é uma delas. Tendo em vista o baixo poder econômico das famílias participantes dos projetos sociais que a Etapas executa no território do Ibura, estamos promovendo a campanha “Vista Uma Criança Neste Natal”, que visa entregar 300 cartões presente às 300 crianças inscritas na VI Maratona dos Vínculos Solidários – evento anual do projeto social de articulação entre as organizações Etapas (Equipe Técnica de Assessoria, Pesquisa e Ação Social), ActionAid-Brasil e Federação Ibura-Jordão (FIJ) – que promove a única corrida de rua do Recife com crianças e adolescentes que competem para vencer as desigualdades.

A Maratona acontece na manhã do domingo (13/11), com concentração para largada na Rua Jornalista Costa Porto (Em Frente a Compesa da UR-2) e confraternização na Rua Paulista, 42 (na Praça do Leiteiro da UR-1). A atividade ocupará os espaços públicos com esporte, cultura, lazer e prática da solidariedade. São estimadas mais de 500 pessoas, entre crianças, adolescentes, famílias, comerciantes e gestores públicos locais, líderes comunitários e voluntários que se unem para fortalecer a luta das organizações populares por moradia digna e direitos humanos.

arte-topo-instagram-vi-maratonaok

O evento irá premiar os 13 primeiros colocados com bicicletas. A Etapas quer presentear um maior número de participantes e você pode nos ajudar a fazer a alegria de mais crianças neste Natal.

Seja um doador:

Doe até dia 10/11 um ou mais cartões presente de $50 (cinquenta reais) das lojas Renner, C&A ou Riachuelo e Vista uma Criança Neste Natal.

Você pode:

1- Depositar na nossa conta bancária:

Banco Itaú:
Ag: 0362
C/C: 41896-4
CNPJ: 11.017.803/0001-75

Banco do Brasil:
Ag: 0697-1
C/c: 6099-2
CNPJ: 11.017.803/0001-75

2- Entregar a doação na sede da Etapas (Rua da Soledade, 243 – Boa Vista), das 9h às 15h.

3- Solicitar um Portador Credenciado da Etapas para buscar o dinheiro ou cartão presente no local cadastrado

4- Ser Voluntário e entregar a doação pessoalmente no dia da VI Maratona com Crianças e Adolescentes do Ibura:

Data: 13/11
Local: Rua Paulista, 42 (Praça do Leiteiro – UR-1 – Ibura)
Horário: 7h às 12h

Informações: 3231-0745

Cadastre-se para receber o cupom fiscal e a foto da criança que você ajudou:

[contact-form-7 id=”4188″ title=”Cadastro do doador”]