Professor de dança fitness diverte as crianças no pátio da Escola Severina Bernadete- Três Carneiros (Foto: Equipe Etapas)

Com o objetivo de divulgar e fomentar a cultura promovida pelas periferias, entendendo a cultura como um direito de todos os humanos e não um privilégio de alguns, a ETAPAS realizou o III Festival Cultural de Três Carneiros, no último sábado (22/9) na Escola Municipal Severina Bernadete – localizada em Três Carneiros- Ibura. A ação faz parte do projeto Vínculos Solidários que apadrinha cerca de 1000 crianças de 11 comunidades do Ibura, através da articulação internacional com a Organização Não Governamental ActionAid.

Cerca de 200 pessoas participaram das oficinas de Cinema, Hiphop/Break, Teatro, Dança Popular, Dança Fitness, Contação de História e Circo.

As apresentações de dança ficaram por conta dos grupos Quadrilha Brincantes, Grupo Faceta, Grupo de Dança Passistas Pequenas Estrelas, todos formados por adolescentes da comunidade de Três Carneiros. A Banda Massa Nova – convidada especial – fechou a programação com muito reggae politizado.

Ao final da festa houve sorteio de brinquedos para as crianças.

 

Com a participação de 10 candidatos às eleições 2018 em Pernambuco e cerca de 30 representantes de redes e fóruns da sociedade civil, a ETAPAS foi palco do debate de entrega do Decálogo de Compromissos com os Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes para os candidatos ao Governo do Estado de Pernambuco, Senado, Assembleia Legislativa e representação do Estado. A ação foi promovida Fórum de Direitos das Crianças e Adolescentes de Pernambuco.

Os candidatos: Dani Portela (PSOL); Jô Cavalcanti (PSOL); Julio Lossio (REDE); Simne Fontana (PSTU); Maurício Rands (PROS); Ana Patricia Alves (PCO); Adriana Rocha (REDE); Albanice Pires (PSOL); Coronel Meira (PRP); Ivan Moraes (PSOL) – assinaram e assumiram os 10 compromissos pela afirmação dos direitos humanos de toda a população, em especial de crianças e adolescentes previstos na carta do FórumDCA.

1-    Defesa da Doutrina de Proteção Integral a Crianças e Adolescentes
2-    Orçamento e Transparência
3-    Políticas Sociais em Primeiro Lugar
4-    Respeito às Deliberações do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente
5-    Municipalização do Atendimento Protetivo
6-    Escola de Conselhos e a Escola SINASE como Políticas Públicas
7-    Órgão Gestor Estadual Socioeducativo
8-    Escola Integral e Profissionalização
9-    Proteção Especial na Lógica da Proteção Integral
10-    Direitos Humanos