A ETAPAS vem, através desta, solicitar PROPOSTAS DE SERVIÇOS para empresas ou
pessoas físicas habilitadas que ofereçam serviços de capacitação para o CURSO DE MÍDIA
E ADVOCACY do Projeto Meninas em Movimento.

O desenvolvimento pela CONTRATADA do Curso de Mídia Advocacy, com carga horária de
40h, a serem realizados nos meses de outubro e novembro de 2022, com 30 jovens. As datas,
horários e outras informações específicas serão enviadas para a consultora vencedora e
acordada com a mesma.

Leia o edital completo: edital-28-9-22

Ação acontece na véspera do Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças.

Na véspera do Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças, 70 adolescentes, representantes de sete comunidades do Recife, de Ipojuca e do Cabo de Santo Agostinho, irão lançar ao público, nesta quinta-feira (22/09), às 15h, uma campanha para o enfrentamento e a prevenção ao assédio e à violência sexual de crianças e adolescentes em Pernambuco. O evento será realizado na Câmara Municipal do Cabo de Santo Agostinho.

Na campanha “Todas Juntas Vencem”, as próprias jovens são as protagonistas no planejamento de todo o conteúdo. Também parte delas as estratégias de divulgação, para que as mensagens de prevenção ao assédio e à violência sexual possam alcançar muito mais pessoas, por meio de ações de multiplicação em escolas, em suas comunidades e nas redes sociais das próprias adolescentes.

A ação de lançamento contará também com a presença de representantes da Rede de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes do Estado de Pernambuco e da ActionAid, do Centro das Mulheres do Cabo (CMC), da Casa da Mulher do Nordeste (CMN) e Etapas, organizações à frente da mobilização das adolescentes.

A campanha “Todas Juntas Vencem” faz parte do projeto Meninas em Movimento, que tem como foco a prevenção e o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, visando, sobretudo, o protagonismo e empoderamento das meninas e mulheres, na busca por uma vida livre de discriminação e violência.

Desde agosto de 2021, os temas do projeto estão sendo trabalhados principalmente com crianças, adolescentes e mulheres para promover a autonomia e incentivar a autoproteção. Ao longo de dois anos, serão realizados cursos, oficinas, campanhas educativas e eventos de multiplicação de saberes em sete territórios de três municípios pernambucanos: Ibura e Passarinho, no Recife; Vila Califórnia, em Ipojuca, e Engenho Massangana, Gaibu, Vila Suape e Vila Nova Claudete, no Cabo de São Agostinho.

O projeto Meninas em Movimento é uma realização da ActionAid, em parceria com as organizações pernambucanas Casa da Mulher do Nordeste, Centro das Mulheres do Cabo e Etapas, com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Serviço:

Lançamento da campanha “Todas Juntas Vencem”
Quando: 22/9, quinta-feira, às 15h.
Onde: Câmara Municipal do Cabo de Santo Agostinho: Rua Tenente Manuel Barbosa da Silva, 131, Centro.

Saiba mais sobre o projeto Meninas em Movimento: www.actionaid.org.br/meninasemmovimento

Ato político-cultural em defesa dos direitos das juventudes e de um pleno Estado Democrático de Direito acontece neste sábado (24) na Praça Maria Amazonas, em Camaragibe, a partir das 18h

Com o objetivo de promover um ato político-cultural em defesa dos direitos das juventudes e de um pleno Estado Democrático de Direito, o Fórum das Juventudes de Pernambuco vai realizar, pela primeira vez, o Festival “Juventudes pela Democracia” com articulação local do Coletivo Ocupe a Praça neste sábado (24) na Praça Maria Amazonas, localizada em Camaragibe.

Todos os anos o Fórum se propõe a realizar um ato de rua geralmente realizado no mês de agosto devido ao simbolismo do Dia Internacional das Juventudes com debates em torno dessa temática. Neste ano, a intervenção se propõe a descentralizar e ampliar suas ações trazendo o tema central da Democracia na perspectiva das pautas das juventudes.

Samara Santana, coordenadora do Fórum de Juventudes no Sertão, fala sobre a importância da cultura como instrumento de luta por políticas públicas e do ato durante a última semana dedicada ao debate público sobre as eleições.

“A cultura é nossa principal aliada contra as tiranias que afetam as juventudes nesses últimos anos de desmonte das políticas públicas e agravamento das condições de desigualdades no nosso estado. Esse será um momento de fortalecimento das lutas das juventudes, reforçando a necessidade da transformação política para o avanço real em nossas realidades. As pautas das Juventudes do Estado, resultado de um processo de escuta e diálogo nos territórios, estão organizadas em um formato plataforma política como propostas de políticas públicas e serão apresentadas no festival, de modo que sejam contempladas pelos candidatos e candidatas dessa eleição”, conta.

E completa: “Através da cultura e da incidência política, as juventudes de Pernambuco dizem a que veio”.

A programação do Festival “Juventudes pela Democracia” vai contar com apresentações culturais como o Forrózarel, Côco Raízes do Coque, Nagô MC, Dj Boneka e outras atrações locais, com falas políticas sobre o tema do festival “Juventudes pela Democracia e sobre a Campanha “Jovens pelo Direito de Viver”, realizada pelo FOJUPE. Além disso, será lançada uma plataforma política do Fórum com o objetivo de apresentar propostas de políticas públicas estruturadas a partir dos onzes diretos das juventudes, como prevê o Estatuto das Juventudes, para candidatos e candidatas aos cargos públicos no legislativo e executivo estadual nas eleições de 2022.

O FOJUPE é composto por jovens rurais e urbanos, quilombolas e indígenas, antiproibicionistas e população LGBTQI, oriundos do Sertão, Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife (04 Regiões de Desenvolvimento do Estado), representações de mais de 50 coletivos/ grupos/ organizações juvenis e de apoio às juventudes.
Também participam do Fórum na condição de apoio e assessoria técnica diversas organizações que atuam com juventudes e Direitos Humanos como Diaconia; Etapas – Equipe Técnica de Assessoria, Pesquisa e Ação Social; FASE; Equip; Visão Mundial/MJPOP; Centro Sabiá; Casa da Mulher do Nordeste, dentre outras que atuam para o fortalecimento dessa articulação.

O Fórum das Juventudes de Pernambuco se propõe a ser um espaço de adesão, autogestionado da juventude e para a Juventude pernambucana.

Serviço:
FESTIVAL JUVENTUDES PELA DEMOCRACIA – FOJUPE
Dia: 24 de setembro
Horário: 18h às 22h
Local: Praça Maria Amazonas – Camaragibe – PE