Estudos e Pesquisas
Através de Estudos e Pesquisas, a Etapas consolidou a sua linha de produção como instrumento para a intervenção nas comunidades e como facilitadores de entendimentos, discussões e intervenções nas políticas públicas. A pesquisa era o ponto de partida de diversas ações institucionais, contribuindo com a produção dos jornais, dos programas das rádios, dos debates nas comunidades e da formação dos quadros técnicos e políticos.
Os estudos sempre tiveram por base a produção dos dados originários das pesquisas e o resultado do levantamento de dados era trabalhado em linguagem mais acessível ao público envolvido na atuação da Etapas. As informações produzidas têm orientado as práticas institucionais, norteado as relações entre entidades sociais e poder público.
A consolidação das linhas de ação e o aperfeiçoamento dos instrumentos de trabalho propiciaram experiências concretas que vêm contribuindo com a sustentabilidade institucional, através da capacitação, produção de estudos e pesquisas, ampliando a intervenção para o campo do monitoramento e avaliação de políticas públicas.
Pesquisas
A Estudo analítico sobre as conferências e a implementação de seus resultados nas políticas públicas
O objetivo de produzir informações que subsidiem a construção de propostas para futuras conferências no Recife e fundamentar as discussões entre a sociedade civil e o poder público, a Etapas realiza um estudo analítico sobre as conferências e a implementação de seus resultados nas políticas públicas municipais. O estudo está centrado nas políticas voltadas para o segmento das mulheres e das juventudes na relação com o direito à cidade.
Pesquisa sobre violações de direitos na primeira infância
O objetivo de implementar o Ciranda, projeto social voltado para primeira infância que visa contribuir com mudanças de realidades de crianças, adolescentes e famílias em situação de segregação territorial em quatro comunidades de Recife e Olinda: Arruda, Ibura, Várzea e Peixinhos.
Cronologia
A Situação dos Jovens no Estado de Pernambuco por Região de Desenvolvimento
A pesquisa está em fase de atualização de dados, baseando-se no Censo 2010 – IBGE, para realizar uma releitura dos indicadores das condições de vida dos jovens (perspectivas demográficas, família, saúde, educação, trabalho, renda e acesso a computador e internet).
Diagnóstico sobre Drogas em Jaboatão dos Guararapes
Diagnóstico da Região Político-Administrativa 6
Pesquisa Sobre o Perfil das Mulheres Empreendedoras do Recife e Região Metropolitana - 2011
Mapeamento das Organizações Juvenis – 2010
Pesquisa sobre a FIJ – Federação Ibura Jordão - 2010
Pesquisa secundária e direta sobre a organização comunitária, os equipamentos públicos e as intervenções sociais em 14 territórios da Região Metropolitana do Recife com alto índice de violência – Programa Governo Presente – 2009 - 2010
Pesquisa de Satisfação com lideranças comunitárias e beneficiários sobre as ações desenvolvidas pelo Governo de Pernambuco nos 14 territórios da Região Metropolitana com alto índice de violência – 2009
Pesquisa de Satisfação com moradores(as) dos territórios de intervenção do Governo Presente e usuários das ações - 2010
Pesquisa sobre Mercado de Trabalho Local – Estudo Exploratório sobre a presença de jovens trabalhadores em empresas privadas – 2009
Situação de Vida dos Jovens de Pernambuco por Região de Desenvolvimento - 2009
Observatório de Juventude – 2008 / 2009
Pesquisa sobre as Políticas Públicas de Juventude – Governo de Pernambuco / Guia de Política Pública – 2008 / 2009
Projeto Dialogando – 2007
Mapeamento das Organizações Juvenis – Parceria com o Redes e Juventudes – 2006 e 2007
Perfil Econômico do Bairro de Afogados – 2005 Parceria: ETAPAS e SEBRAE
Diagnóstico socioeconômico de Caranguejo Tabaiares – 2004 Parceria entre ETAPAS e Centro Josué de Castro.
Pesquisa sobre os empreendimentos da RPA 3, com amostra censitária nas comunidades de Vila Vintém 1, Alto do Mandu e Alto da Brasileira – 2002 e 2003
Perfil Socioeconômico da ZEIS Novo Prado - 2001
Diagnóstico Socioeconômico e Perfil dos Pequenos Empreendedores da Zeis Novo Prado - 2001
Situação do Trabalho Infanto-juvenil nas Zonas Especiais de Interesse Social – 1999
Objetivos – Traçar um diagnóstico da situação do trabalho infantil na área urbana com crianças e adolescentes de 7 a 16 anos e identificar demandas de cursos profissionalizantes com os jovens entre 16 e 21 anos de idade, com o intuito de subsidiar o trabalho de organizações não-governamentais e órgãos públicos que atuam com este segmento. Esta pesquisa também serviu como vivência prática dos jovens concluintes do curso de Formação para Pesquisadores, realizado pela ETAPAS, com duração de cinco meses.