Etapas promove ações de prevenção e combate ao Aedes Aegypti
Por ONG ETAPAS | Postado em , atualizado em: 05/05/2016, 20:47
Os Vínculos Solidários – projeto social de parceria entre a ActionAid, Etapas e Federação Ibura-Jordão – executado em 11 comunidades do Ibura – realizará, na próxima segunda-feira (9/5), a Feira de Serviços Comunitários com foco no combate e prevenção ao Aedes Aegypti. A feira – que tem o objetivo de aproximar à população economicamente excluída dos serviços públicos de saúde – acontecerá na comunidade de Três Carneiros com atividades educativas e lúdico-culturais gratuitas para toda família.
Dentre as ações educativas, a Feira irá facilitar uma reflexão sobre “O Papel das Políticas Públicas no Combate à Epidemia de Arboviroses”, visando estimular à participação social no debate acerca das políticas públicas de saneamento básico nas áreas pobres.
Para pedagogo e coordenador do projeto Vínculos Solidários, Pedro Ribeiro, os órgãos governamentais precisam responder as questões referentes aos índices de nascimento de bebês com microcefalia (doença ocasionada pelo Zica vírus) estarem concentrados em regiões de extrema pobreza e não nos bairros elitizados do Recife.
No período de janeiro a abril de 2016, os casos de arboviroses transmitidas pelo mosquito transmissor da Dengue, Zica e Chikunguya – ultrapassaram a margem de 1.200 pessoas infectadas só no Ibura. De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Recife, 116 casos de microcefalia foram consideráveis prováveis na capital. Destes, 35 bebês nasceram no território que compreende a RPA- Região Político Administrativa 6.
“A única forma de nós conseguirmos uma resposta do poder público, é promovendo a reflexão sobre o papel do governo no combate dessa epidemia e organizando a sociedade civil na luta por direitos”, afirma o pedagogo.
OFICINAS MÃO NA MASSA
Serão oferecidas oficinas para confecção de telas de proteção para portas e janelas e confecção de repelentes caseiros. Haverá oficina de plantio da crotalária (planta que atrai a libélula – a predadora do Aedes) e distribuição de sementes.
APOIO AS VÍTIMAS DO AEDES
Serão oferecidas orientações nutricionais e exercícios fitoterápicos para as pessoas acometidas pela Chikunguya, cujos sintomas (inflamação nos músculos, fraqueza, dores musculares e problemas respiratórios) perduram por meses no corpo.
ESPAÇO DAS CRIANÇAS
As ações educativas para crianças e adolescentes incluem apresentação de peça teatral com fantoches sobre prevenção e combate ao Aedes aegypti.
Haverá contação de histórias sobre a importância da no cultivo da crotalária em possíveis focos do mosquito, como praças, jardins, quintais, vasos e margens de rios.
O espaço oferecerá recreação com pula-pula e piscina de bolas.
PARCERIA SOLIDÁRIA
Para a realização da Feira, a Etapas mobiliza gestores públicos, lideranças comunitárias, voluntários e comerciantes locais que formam uma rede de solidariedade em prol da melhoria das condições de vida das comunidades beneficiadas pelo projeto.