Mais proteção, menos violência: famílias discutem novas práticas de educação

Por ONG ETAPAS | Postado em , atualizado em: 27/04/2017, 21:00


Os problemas estruturantes da sociedade ligados as violências de gênero, raça e sexualidade e as desigualdades que interferem na infraestrutura urbana (emprego, moradia, saúde, educação, lazer, mobilidade, segurança e outros) são fatores que moldam a educação familiar. A violência de Estado que banaliza a criminalidade – principalmente com a população jovem, pobre e negra – precariza os serviços públicos e contribui para a opressão nas relações de classe, de gênero e domésticas são realidades com as quais as famílias do Ibura convivem cotidianamente.

Com a perspectiva de desnaturalizar a violência doméstica a partir do exercício do diálogo, da tolerância e do afeto, mães, pais e responsáveis de cerca de 240 crianças e adolescentes de duas comunidades do Ibura, beneficiários do projeto “Mais Proteção, Menos Violência”, são mobilizados pela Etapas para compartilhar experiências sobre conflitos familiares, debater sobre violações de direitos e construir novas práticas de educação familiar.

As reuniões acontecem – há cerca de um ano – mensalmente na Associação de Moradores da Vila 27 de Abril com cerca de 50 famílias da Vila 27 de Abril e Portelinha. A atividade divide grupos de discussão para expressão das vivências na comunidade, no âmbito familiar, da participação das crianças na escola, no projeto e na vida em comunidade.

Segundo a coordenadora do projeto, Isabela Valença, os encontros buscam focar na sensibilização à tolerância e escuta de mães e pais para filhos.  

Para o educador, Cristiano Ferreira, é perceptível a evolução das crianças. “Elas melhorara a responsabilidade com os estudos escolares, assim como crianças com uma a compreensão e cuidado com o grupo, confiança e afetividade, norteando relações afetivas mais elaboradas e com foco no coletivo e não apenas no individual”, afirma.

O “Mais proteção, Menos Violência” é uma articulação entre a Etapas e a Kindernothilfe – Alemanha.

« Voltar