Seminário de Meio Ambiente promove debate sobre o Lixo no Ibura

Por ONG ETAPAS | Postado em , atualizado em: 01/08/2017, 17:23


Com o objetivo de dar continuidade as discussões sobre os cuidados com o Meio Ambiente nos espaços de participação no território do Ibura, a Etapas e Federação Ibura e Jordão (FIJ) realizaram, no sábado (15/7), o II Seminário de Meio Ambiente, na Escola Técnica Advogado José David Gil Rodrigues – que pautou as lutas da população para garantir políticas de saneamento básico eficientes na periferia.

A mesa debatedora foi composta por Alexandre Ramos – Representante da Secretaria de Meio Ambiente do Recife; Gilca – Representante da Codecir; Edney – Gerente do Prezeis na URB; Sebastiana – Representante de Meio Ambiente da FIJ; Augusto Semente – Representante do Conselho Municipal de Meio Ambiente – Conama/PE; Isabela Valença Representante da Etapas; Severina Veiga – Presidente da FIJ.

Dentre os problemas trazidos pelos moradores: a falta de saneamento, a contenção de encostas, a limpeza dos canais e a educação para com o descarte correto do lixo pautaram o seminário.

Cobranças da FIJ:

O departamento de Meio Ambiente da FIJ sugeriu que as escolas do Ibura aderissem ao programa de educação ambiental, pois os diretores das escolas precisam solicitar o programa à Prefeitura.

A FIJ planeja fazer uma incidência junto a Prefeitura do Recife para os programas de educação ambiental chegarem ao Ibura, pois n a análise dos moradores, a gestão municipal concentra os projetos para a Zona Norte.

Na avaliação da coordenadora do programa de Direito à Cidade da Etapas, Isabela Valença, o seminário avançou na sensibilização da população para com a responsabilidade partilhada para ter um meio ambiente saudável.

« Voltar