Do lixo à área verde: ponto histórico de poluição em Três Carneiros vira jardim comunitário

Por ONG ETAPAS | Postado em , atualizado em: 19/04/2018, 17:46


Crianças do projeto “Mudando práticas, Assegurando Direitos” colocam as mãos na massa para construção do Jardim Comunitário

Com o objetivo de contribuir com a luta pela efetivação do direito à saúde e saneamento básico nas periferias da cidade do Recife, a Etapas incorporou ao plano de trabalho ações de sensibilização e mobilização de crianças, adolescentes, lideranças comunitárias, gestores públicos e famílias do Ibura em prol do Meio Ambiente.  Neste mês de abril a culminância das ações resultou na transformação de um ponto histórico de acumulo de lixo na comunidade de Três Carneiros em uma área verde com jardim comunitário.

Segundo a liderança comunitária de Três Carneiros, Severina Veiga, a luta dos moradores é para que a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) não deixe ponto de confinamento de lixo no alto dos morros e faça a coleta regularmente.

“Devido grande parte da comunidade está situada em lugares íngremes e com muitas escadas, nem o caminhão do lixo, nem a coleta manual chega nas casas todos os dias e aí os moradores descartam o lixo nos pontos de confinamento deixados pela Emlurb”, relata.

Um dos lugares com acúmulo de lixo ficava no canteiro ao lado de um posto de saúde e do Clube de Mães, lugar onde acontecem atividades diárias com 20 crianças do projeto “Mudando Práticas Assegurando Direitos (MPAD)” (Etapas/Comdica).

A partir de reuniões com lideranças comunitária da Federação Ibura Jordão (FIJ), gestores públicos e com a EMLURB foi realizado um mapeamento dos pontos de acumulo de lixo, no qual a empresa se comprometeu a realocar o ponto de confinamento de lixo para a Avenida São Paulo e enviar triciclos para coletar o lixo no alto dos morros regularmente. Os moradores do entorno se comprometeram a monitorar e preservar o jardim comunitário. As crianças do MPAD incorporaram nas atividades o aguo da plantação.

Para o coordenador do programa de crianças e adolescentes da Etapas, Pedro Ribeiro, o impacto do jardim comunitário se dá na melhoria da convivência nos espaços públicos do entorno, além do afastamento das doenças infectocontagiosas.

« Voltar