Encerrado o projeto “Reduzindo a Exploração Sexual de Meninas”, mas a luta continua!

Por ONG ETAPAS | Postado em , atualizado em: 13/08/2015, 20:01


Com atuação há mais de 25 anos no território do Ibura-Jordão (Recife) e parceria com a ActionAid há cerca de 10 anos, a Etapas foi incitada pela ActionAid – Brasil para analisar, a partir de dados secundários e de um estudo de base (consulta às comunidades), a relação entre exploração sexual e o vício das drogas. O estudo, que também envolveu as comunidades de Passarinho (Recife) e Charneca (Cabo), revelou um aumento da associação entre o vício das drogas e a exploração e constatou o que outras pesquisas nacionais e mundiais apontam como fatores condutores da vulnerabilidade: baixa autoestima; falta de conhecimento dos direitos e do acesso a tratamento e cuidados; estigma relacionado à profissão do sexo; falta de abordagem integrada por parte dos diferentes níveis de governo e seus departamentos.

Encerramento-COMIC2 (2)
Oficina de teatro: meninas do Ibura são capacitadas para multiplicarem seus conhecimento através da arte

Em 2012, a Etapas passa a realizar atividades de formação com 40 meninas (entre 9 e 13 anos), das comunidades da UR-10, Três Carneiros e Vila 27 de Abril – ambas situadas no bairro do Ibura – visando formar jovens líderes multiplicadoras de conhecimento para o enfrentamento à exploração sexual e uso das drogas naquela região.
As ações envolveram formação entre pares, campanhas de conscientização com apresentações culturais, mobilizações e passeatas, ciclos de reflexão entre as Organizações Não Governamentais e Organizações Comunitárias, sessões de terapia e fortalecimento familiar, seminários e incidência política.

Encerramento-COMIC-Bela1
A técnica da Etapas, Isabela Valença, fala sobre a experiência de coordenar o projeto dentro do território do Ibura

Passados três anos de atividades, o projeto foi encerrado em julho deste ano, com a divulgação dos resultados no seminário “Aprendizados e Desafios no Enfrentamento à Exploração Sexual em um Contexto de Drogas”.

Cerca de 120 meninas foram capacitadas para multiplicar conhecimento e mais de 2.000 foram sensibilizadas sobre os riscos da vulnerabilidade ao uso das drogas e exploração sexual. Para a gestora do projeto, Daiane Dutra um importante aprendizado foi constatar que o empoderamento de jovens mulheres para o enfrentamento à exploração sexual gera mudanças na vida pessoal, no âmbito familiar e comunitário.

A técnica da Etapas e coordenadora do projeto, Isabela Valença, argumenta que a importância do envolvimento das lideranças comunitárias nas fases de planejamento e execução foi o diferencial no projeto. “Elas não foram apenas ‘público’. Foram parceiras na execução e na articulação junto aos gestores e familiares”, refletiu.

Encerramento-COMIC3
A jovem líder, Alice Silva (13), relata seu aprendizado durante os três anos do projeto “Reduzindo a Exploração de Meninas: Uma Abordagem Integrada”

A estudante Alice Silva (13), moradora da comunidade de Três Carneiros – Ibura, entrou no projeto aos 10 anos e relata que a experiência ampliou sua visão de mundo. “Aprendi que crianças têm direitos e devem lutar por eles”, afirma. Alice é tão empoderada que na IX Conferência Municipal da Criança e do Adolescente do Recife foi eleita delegada para representar a Região Político-Administrativa 6 (Ibura-Cohab) na próxima Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco, marcada para acontecer em agosto, no Chevrolet Hall (Olinda).

A estudante Ismaele Raabe (14), moradora da comunidade da UR10- Ibura, relata que a participação no projeto ajudou na compreensão sobre os tipos de violência sexual, métodos de prevenção e denúncia. “Aprendi que receber presentes em troca de promiscuidade é exploração e que podemos denunciar os diversos tipos de violência contra mulher, sem precisar de identificação, ligando no Disk 100”, disse.

Jovens das três comunidades (Ibura/Passarinho/Charneca) foram apresentas a campanha "As Rochedas" na sede da Agência Ampla
Jovens das três comunidades (Ibura/Passarinho/Charneca) foram apresentas a campanha “As Rochedas” na sede da Agência Ampla

O projeto finalizou as atividades físicas, porém as ações online irão continuar. Dez meninas das comunidades do Ibura, Passarinho e Charneca tiveram aulas de regras de postagem no facebook para “alimentar” a fanpage da  campanha “As Rochedas” – criada pela Agência Ampla com o incentivo da ONG The International Exchange – TIE, cujo o objetivo é sensibilizar outros públicos sobre o combate da exploração sexual. Além da fanpage, haverá distribuição de produtos de comunicação (broches, adesivos, cartazes, camisas) nas três comunidades envolvidas no projeto.

 

As organizações não governamentais pernambucanas envolvidas no projeto foram Etapas, Casa da Mulher do Nordeste, Centro das Mulheres do Cabo.

Serviço Telefônicos:

Denúncias:
Disk 100 | Polícia Federal (Regional Pernambuco)- (81) 2137-4000

Assistências:
Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) – (81) 3355-6623
Secretaria Executiva de Políticas da Criança e da Juventude – (81) 3183-0712

« Voltar