Etapas participa do 1º Seminário Internacional de Organização Popular

Por ONG ETAPAS | Postado em , atualizado em: 07/08/2015, 21:31


A Etapas facilitou a discussão sobre “Experiências e Estratégias de Diálogo com o Poder Público”, no I Seminário Internacional de Organização Popular: Pensando Resistências, Reconstruindo Territórios, na última quinta-feira (6/9), no espaço comunitário da Ilha de Deus – Imbiribeira-Recife. O seminário aconteceu de 4 a 7 de agosto, e permitiu o intercâmbio de experiências de lideranças comunitárias de três países: Brasil, Índia e África do Sul com o objetivo de debater sobre as questões do acessos à terra, renda e água nas diferentes realidades.

A assistente social, Isabela Valença, ressaltou os desafios dos movimentos populares no diálogo com o poder público
A assistente social, Isabela Valença, ressaltou os desafios dos movimentos populares no diálogo com o poder público

Em sua fala, a técnica da Etapas Isabela Valença, ressaltou os desafios dos movimentos populares no diálogo com o poder público. “A articulação em rede precisa ser fortalecida, assim como a comunicação entre os conselheiros e as organizações de base e a incidência no orçamento público.” Ela esclarece, “as demandas dos movimentos sociais são parecidas, pois não concentramos às lutas em um problema, lutamos por vários direitos, por isso é preciso cada vez mais fortalecer redes e fóruns de debates da sociedade civil e continuar investindo na formação política das organizações comunitárias.”

A líder comunitária da UR10 (Ibura), Sebastiana, relata que os aprendizados que adquiriu durante as oficinas vai repassar para os membros da Federação Ibura Jordão – cuja associação de moradores da UR10 é filiada. “O que me chamou a atenção foi o modelo de Poupança Comunitária implementado pelas lideranças da Ilha de Deus, porque trabalha com cooperativismo e a economia solidária”, ressalta.

O seminário foi organizado pela ActionAid-Brasil, Centro Dom Hélder Câmara – Cendhec e Habitat para Humanidade.

« Voltar