Jovens mulheres participam de capacitação para multiplicar conhecimentos nas comunidades do Ibura

Por ONG ETAPAS | Postado em , atualizado em: 12/06/2015, 18:19


Nos dias 27 de setembro e 2 de outubro, a ETAPAS, em parceria com Federação Ibura Jordão (FIJ), promoveu o Curso de Formação de Meninas Multiplicadoras, visando capacitar e incentivar garotas, dos 12 aos 18 anos de idade, a replicarem os conhecimentos adquiridos por meio do projeto “Meninas, Adolescentes e Jovens Construindo Cidadania”, através da mobilização.

Ministrado pela coordenadora do Coletivo Mulher Vida, Adriana Duarte e pela assistente social da Etapas, Isabela Valença, o Curso tratou de despertar o olhar crítico das cerca de 40 alunas, moradoras das comunidades do Ibura (Três Carneiros, UR 10 e Vila 27 de Abril), sobre o contexto do enfrentamento à exploração sexual e ao uso das drogas. As meninas formaram grupos de discussão para realização de trabalhos informativos com os temas: Mobilização e Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Para a estudante Geane Maria (18), o projeto tem sido de grande valia para seu aprendizado, pois, em um ano, entendeu que existem direitos específicos para as crianças e adolescentes, aprendeu como distinguir e se prevenir de casos de abuso sexual e, hoje, sabe a importância que tem a mobilização para conscientizar outras pessoas.

A mãe da estudante Geovana Damasceno (12), Luana Damasceno, diz que percebeu uma mentalidade diferente na filha pelos seus comentários, “Ela agora fala sobre investigar e denunciar casos de abusos sexuais pelo disk 100” e declara que está aprendendo com o projeto, pois acompanha Geovana nos seminários e cursos que ela participa.

No período de 05 a 08 de outubro, apoiadas pela campanha “Não Brinque com o Meu Direito”, instituída pela Action Aid, as turmas receberam cartazes, bottons, broches, panfletos e a missão de replicar conhecimento, apresentando os trabalhos feitos em sala de aula, para cerca de 400 meninas divididas entre Escolas Municipais, Associações de Moradores e Conselhos de Moradores de cada comunidade.

« Voltar