Etapas promove quinta edição do Curso Para Detentores de Deveres (online)

Por ONG ETAPAS | Postado em , atualizado em: 17/08/2021, 14:29


Diante do contexto de pandemia do Corona vírus, a Etapas realizou de forma on-line, a quinta edição do Curso Para Detentores de Deveres com o tema: “O Impacto da Pandemia na Vida das Crianças, Adolescentes e Famílias”. A iniciativa faz parte das atividades do projeto “Mais Proteção, Menos Violência” (Etapas|KNH Alemanha) de fortalecimento de uma Rede de Proteção para enfrentamento de casos de violências doméstica e comunitária praticadas contra Crianças e Adolescentes no Ibura.

O curso promoveu um debate virtual, no dia 19 de novembro, com cerca de 30 participantes (gestores públicos da educação e da saúde, líderes comunitários, representantes de Conselhos Tutelares e de ONGs) sobre as condições de violência praticadas contra crianças e adolescentes, agravadas pelo contexto de pandemia do Corona vírus e apontou perspectivas a partir do lugar de atuação de deste público.

O debate foi facilitado pela assistente social da Etapas, Neide Silva, que apresentou dados da pesquisa “Escuta em Tempo de Covid-19 Junto às Famílias do Ibura-Jordão” realizada por telefone com 119 famílias, nos meses de abril, maio e junho e pela professora do curso de Assistência Social da UFPE, Valéria Nepomuceno, que trouxe dados sobre sua pesquisa “Situação das Crianças e Adolescentes no contexto de pandemia e pós pandemia”.

Entre os dados da “Escuta em Tempos de Covid-19 Junto às Famílias do Ibura-Jordão”, destacam-se: um aumento de estresse, brigas conjugais, tempo ocioso e o emocional abalado com sentimentos de solidão, tristeza, depressão devido ao isolamento. Aumentou o desemprego e as famílias pararam de trabalhar no comercio informal. As crianças ficaram sem lazer, passando mais tempo em frente a televisão, celular e computador.

Na pesquisa “Situação das Crianças e Adolescentes no contexto de pandemia e pós pandemia” foi detectado o aumento dos abusos sexuais praticados dentro da casa da própria família da criança ou na casa de vizinhos. Ao passo que a pesquisa também aponta uma tendência na redução de denúncias dos casos de violência no Disk 100 (Em março de 2020 tiveram 1202 casos registrados e em abril 2020, 1.162 casos). Pela interpretação da professora Valéria, como as instituições (escolas / CREAS / CRAS) ficaram fechados ou trabalhando de forma diferente, as crianças e famílias ficaram sem ter onde pedir ajuda.

Representações no Curso para Detentores de Deveres

CREAS Ana Vasconcelos
CREAS Ana Vasconcelos
Escola Três Carneiros
Federação Ibura-Jordão (FIJ)
Núcleo de Mediação de Conflitos do Ibura
Escola Antônio Farias
Colégio Movimento Criativo
Distrito Sanitário 8
Escola Jordão Emerenciano
Escola Maria Adelaide Amaral
Escola Maria Adelaide de Barros
Diretoria da Etapas
ActionAid
Mães do Projeto “Mais Proteção, Menos Violência”
CRAS IBURA
Escola Municipal Severina Bernadete Teixeira

« Voltar