“Ibura Pelo Meio Ambiente, Cultura e Lazer” evento inaugura novo projeto da Etapas
Por ONG ETAPAS | Postado em , atualizado em: 22/10/2024, 16:05
O evento reuniu cerca de 120 pessoas, num sábado de muito aprendizado, incidência política, dança e lazer na comunidade. O projeto chega para contribuir com o grito da comunidade por justiça climática e acesso à cultura e lazer no Ibura.
A Etapas começa a discutir Meio Ambiente em suas atividades desde 2010, abordando questões sobre o escasso abastecimento de água nas periferias, o precário saneamento básico, a coleta seletiva de lixo, reciclagem, o acesso à cultura e ao lazer no território.
Leia Mais: https://etapas.org.br/seminario-de-meio-ambiente-promove-debate-sobre-o-lixo-no-ibura/
Com a chegada dos eventos climáticos extremos, a exemplo das chuvas em Pernambuco de 2020, começamos a nos apropriar e difundir o termo Racismo Ambiental nas nossas atividades.
Leia Mais: https://etapas.org.br/mudancas-climaticas-e-racismo-ambiental-como-afetam-o-recife/
O evento “Ibura Pelo Meio Ambiente, Cultura E Lazer”, que aconteceu dia 29 de junho de 2024, na Escola Maria Sampaio de Lucena (UR-1), deu início ao projeto que visa fortalecer os coletivos de jovens e adultos do Ibura – que lutam ou queiram lutar por justiça climática, cultura e lazer para o território – na perspectiva de conseguir melhorias para o bairro.
O evento reuniu cerca de 120 pessoas, entre gestores públicos, estudantes, coletivos de jovens, de cultura, ativistas do meio ambiente, representantes de Organizações da Sociedade Civil num sábado de muito aprendizado, incidência política, dança e lazer na comunidade.
Rolou Karaokê; Visita à Horta e Apresentação da Experiência da Horta com o diretor e alunos da escola Maria Sampaio Lucena (UR-1); Intervenção Teatral sobre Coleta Seletiva do Lixo (com a Emlurb); Oficina de Passinho e Apresentação de Brega com a ONG Cia Extremo, Lançamento do Projeto “Ibura Pelo Meio Ambiente, Cultura E Lazer”; Apresentação do Coco Besouro Mangangá.
Para a coordenadora do programa Juventudes da Etapas, Marlene Muniz, o projeto chega para contribuir com o grito da comunidade por justiça climática e acesso à cultura e lazer no Ibura.
“Para dar início ao projeto, a Etapas ouviu mães, adolescentes, jovens, gestores públicos, lideranças comunitárias – no primeiro semestre de 2024 – buscando entender como estes atores sociais sentem que está o acesso à cultura e lazer na comunidade e as questões relacionadas ao meio ambiente. As respostas nos ajudaram a montar nosso projeto”, afirma Marlene.
Dentre a grade de programações do projeto “Ibura Pelo Meio Ambiente, Cultura e Lazer”, com duração de 3 anos, estão previstas atividades como um curso de formação em prevenção de desastres nas periferias, intercâmbio de experiências com organizações e coletivos ativistas pelo meio ambiente, campanhas de mobilização, incidência política para implementação de programas e equipamentos de meio ambiente, cultura e lazer no Ibura.
Confira a Galeria de Fotos: