Direito à Cidade
Ações Estratégicas
Notícias
Direito à Cidade

Fortalecemos as organizações comunitárias de base, na busca pela defesa e promoção das políticas públicas urbanas que visem a democratizar o uso e ocupação do solo com serviços e espaços mais valorizados, contribuindo diretamente sobre as reflexões em torno do exercício de poder e modelo de cidade com cidadãos participativos.

Ações Estratégicas

Fortalecendo as Organizações Comunitárias do Ibura – Jordão

Descrição: A Etapas participa desde 2006 da Rede de Articulação Pela Reforma Urbana no Ibura-Jordão, cujo objetivo é contribuir para melhoria das condições de habitabilidade na região, a partir do fortalecimento das organizações comunitárias, através do projeto de articulação mundial da ActionAid para apadrinhamento de crianças. O “Sistema de Vínculos Solidários” realiza parceria entre organizações da sociedade civil e doares de 16 países buscando levar ajuda àqueles que vivem em situação de pobreza e tem seus direitos humanos negados.

O projeto é baseado na luta pela garantia de direitos e a construção de laços de solidariedade, onde uma rede de parceiros (escolas, gestores públicos, empresários locais e voluntários) apoiam a organização de feiras de serviços, palestras, oficinas, mutirões de saúde, caminhadas, reunião cursos e maratonas. Atualmente o projeto vínculos solidários atinge 1000 crianças e suas famílias sendo um dos principais projetos da instituição no território.

Ações Estratégicas

– Proposição, formulação, implementação e monitoramento de políticas.

– Formação política de atores sociais diretamente envolvidos com a política urbana.

– Articulação de atores sociais.

Atividades

– Assessoria no processo das áreas de litígio entre as cidades de Recife e Jaboatão dos Guararapes;

– Cursos permanentes de formação;

– Encontros entre representantes do OP, do PREZEIS e das organizações de bairro;

– Campanha de mobilização – DHESCAS;

– Pesquisa para atualização das organizações existentes no Ibura e Jordão e sobre as dinâmicas de trabalho delas.

– Integrar a Coordenação do Fórum Estadual de Reforma Urbana – FERU

– Estimular a articulação dos Movimentos Populares com os Canais de Participação

– Participar das reuniões do Fórum Nacional de Participação Popular – FNPP.

Juventude
Ações Estratégicas
Notícias
Juventude

Promovemos processos de formação política e cidadã de jovens para que eles(as) se constituam sujeitos de direitos nos espaços de discussão e propomos políticas públicas de juventude e na vida comunitária. Assim, investimos no fortalecimento das iniciativas coletivas juvenis, dos espaços e canais de participação e da incidência no debate público acerca das Políticas Públicas de Juventude

Ações Estratégicas

– Formação política de atores sociais, estimulando e qualificando o envolvimento com a política pública de juventude.

– Fortalecimento da organização juvenil, por meio do estímulo à atuação coletiva dos(as) jovens, especialmente o Fórum das Juventudes de Pernambuco – que envolve jovens integrantes de organizações juvenis das Regiões de Desenvolvimento do Estado – além de militantes, estudiosos das temáticas relacionadas às juventudes e organizações não governamentais que atuam com jovens, favorecendo a organização da sociedade civil para a exigibilidade de direitos.

– Formação política de atores sociais diretamente envolvidos com a política de juventude.

– Elaboração de estudos e pesquisas para estimular o debate e a proposição de políticas públicas, bem como a relação entre sociedade civil e poder público.

Criança e Adolescente
Ações Estratégicas
Notícias
Criança e Adolescente

Defendemos os direitos de crianças e adolescentes na busca pela transformação da vida de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, através de atividades de formação baseadas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), na perspectiva da promoção do protagonismo infanto-juvenil, formando atores sociais multiplicadores de conhecimento para mudança de suas realidades.

Ações Estratégicas

Mudando Práticas, Assegurando Direitos

Descrição: Iniciado em 2015, o projeto “Mudando Práticas, Assegurando Direitos” é uma iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco que visa enfrentar à violência doméstica e sexual contra crianças e adolescentes através da construção de novas práticas de diálogo e participação, envolvendo as crianças, lideranças comunitárias, gestores públicos familiares e responsáveis.

A Etapas é responsável pela execução das atividades de formação, e mantém parceria com o Clube de Mães e Três Carneiros e a Federação Ibura-Jordão (FIJ), com crianças da comunidade de Três Carneiros (Ibura). O trabalho busca intervir com base em três pilares: os direitos assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a fundamentação pedagógica da educação entre pares e o resgate de uma cultura da infância, convergindo para o reconhecimento deles como sujeitos de direitos e agentes transformadores da realidade local.

Meninas, Adolescentes e Jovens Construindo Cidadania

Descrição: Com o objetivo reduzir a vulnerabilidade de jovens mulheres à exploração sexual, assim como prevenir e combater o uso das drogas em comunidades carentes do estado de Pernambuco, o projeto “Meninas, Adolescentes e Jovens Construindo Cidadania” foi uma articulação entre a Cooperativa Internacional, Organizações da Sociedade Civil e Organizações Comunitárias que atuaram durante o triênio 2012-2015 nos municípios de Recife e Cabo de Santo Agostinho. O projeto buscou emponderar meninas como sujeito de direitos para multiplicação de conhecimento, na perspectiva de defender e promover a justiça de gênero, raça e o controle social. Foram beneficiadas cerca de 300 pessoas, entre as meninas participantes do projeto e seus familiares, e atingiu cerca de 5 mil moradores das comunidades de Passarinho, Ibura-Jordão e Charneca.

A Etapas coube realizar atividades no território do Ibura-Jordão que contemplavam reuniões, oficinas e encontros a nível territorial, intercâmbios e seminários interterritoriais, além de campanhas de mobilização.

Mais Proteção, Menos Violência

Iniciado em 2016, o projeto “Mais Proteção, Menos Violência” (KNH / Etapas) realiza formação com cerca de 250 crianças e adolescentes, dos 6 aos 15 anos, de duas comunidades do bairro do Ibura (Recife). O objetivo é enfrentar a violência doméstica por meio do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e do desenvolvimento emocional/afetivo e social das crianças e adolescentes.

As atividades estão centradas em promover habilidades que possibilitem o autoconhecimento, a construção do pensamento crítico, a experimentação e as possibilidades criativas que ao final possam impactar na vida pessoal e comunitária dos beneficiados e dos moradores do entorno.

A perspectiva é formar uma Rede de Proteção com Detentores de Deveres (famílias, organizações comunitárias e instituições públicas) atuantes no enfrentamento à violência doméstica e comunitária.

Ações estratégicas:

– Promover formação crianças e adolescentes como multiplicadoras de conhecimento nas comunidades do Ibura-Jordão.

– Realizar atividades que possam promover e potencializar o protagonismo infanto-juvenil.

– Articular famílias, gestores públicos, lideranças comunitárias e comunidade em geral na luta pela garantia e defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

– Integrar o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (COMDICA) e participar dos debates do Fórum Social da Criança e do Adolescente da Cidade do Recife (Foscar) e Fórum de Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Fórum DCA).

– Incidir politicamente com a participação nas Conferências Públicas referentes a causa.

EQUIPE TÉCNICA DE ASSESSORIA
E PESQUISA E AÇÃO SOCIAL