XII Maratona Infantojuvenil do Ibura resgata o poder de mobilização comunitária para a garantia dos direitos a cultura e ao lazer no território

Por ONG ETAPAS | Postado em , atualizado em: 28/11/2017, 15:20


Momento da confraternização e entrega das premiações na Praça do Leiteiro (UR-1) – Ibura (Foto: Comunicação Etapas)

Com recorde de público, doações e voluntariado, a VII Maratona Infantojuvenil do Ibura resgata o poder da mobilização comunitária e mostra como a força da sociedade civil organizada em prol do direito ao usufruto da cidade, à cultura e ao lazer garante melhores condições de vida à crianças, adolescentes, jovens e famílias moradoras de periferia.

Em 2017, a sétima edição da corrida cuja a competição é para vencer as desigualdades, mobilizou cerca de 260 maratonistas (10 a 17 anos), 25 lideranças comunitárias do Ibura e Jordão, gestores públicos da educação, cidade, saúde, mobilidade, comerciantes locais e voluntários que fizeram do domingo (26/11) um dia de confraternização por mais um ano de parceria no projeto social dos Vínculos Solidários (Etapas, Federação Ibura e Jordão, ActionAid) no Ibura.

“A gente constrói a maratona de maneira integrativa e colaborativa com a comunidade, gestores públicos e comerciantes locais. Este ano, toda a premiação [bicicletas, troféus, medalhas e cartões presentes] e os lanches foram doações, resultado do engajamento dos atores sociais envolvidos nos Vínculos Solidários para a sensibilização da sociedade”, relata Pedro Ribeiro – coordenador do Programa Criança e Adolescente da Etapas.

Momento de expectativa para corrida de três quilômetros pelos morros do Ibura (Foto: Comunicação Etapas)

O evento teve início às 7h com a equipe Etapas e voluntários na sistematização e entrega das camisas aos maratonistas. Após o momento organizativo, as 260 crianças e adolescentes presentes fizeram o aquecimento físico com instrutores da academia da cidade do Ibura. É chegada a hora do lanche, foram servidas frutas [banana, laranja, melancia, melão] e água para todos os presentes.

 A primeira largada dos adolescentes de 14 a 17 anos, das categorias feminina e masculina – aconteceu às 10h, na caixa d’água da UR-2.  Os maratonistas percorreram três quilômetros pelos morros do Ibura até a chegada na sede da FIJ (UR-1).

A estudante e voluntária da Etapas, Kamila (15 anos), já participou de quatro edições da Maratona e está sempre entre os primeiros lugares. Ela diz que praticar atividades físicas, como dança e futebol, ajuda e que o segredo para concluir o percurso é manter a calma e ter fé.

A segunda largada dos meninos e meninas de 10 a 13 anos, aconteceu às 10h30, na Praça das Igrejas (UR-2). Com um percurso de um quilômetro e meio, as crianças seguiram empolgadas até a sede da FIJ e todos ocuparam a Praça do Leiteiro para entrega das premiações.

Os primeiros lugares das quatro categorias receberam bicicletas, troféu e medalhas. Os segundo e terceiro lugares receberam medalhas e cartões presente da campanha “Vista Uma Criança Neste Natal”. A campanha é uma iniciativa da Etapas – iniciada em 2016 – com o objetivo de premiar mais crianças na Maratona.

Após o segundo lanche do dia (cachorro quente, biscoito e guaraná), as crianças receberam os prêmios e participaram do sorteio dos 100 cartões presentes – arrecadados na campanha.

Para a liderança comunitária de Três Carneiros, Maria Lúcia, o sentimento por ter concluído mais uma maratona é de dever cumprido. “Ver as crianças, os familiares e toda comunidade envolvida na Maratona é muito gratificante. Nos deixa muito orgulhosos”, afirma.

« Voltar