Pesquisa forma grupos focais para conversar sobre drogas

Por ONG ETAPAS | Postado em , atualizado em: 13/11/2015, 17:22


Após quatro meses de trabalho em campo e coleta de dados em mais de 900 domicílios de 31 bairros rurais e urbanos do Jaboatão dos Guararapes, o Diagnóstico sobre Drogas – realizado pela Etapas com o apoio da Secretaria Nacional de Políticas Drogas para o fortalecimento da Secretaria Executiva de Direitos Humanos, Políticas sobre Drogas e Juventude – entra na fase qualitativa da pesquisa com a realização de sete grupos focais em cada uma das sete regionais (Prazeres, Cavaleiro, Centro, Curado, Guararapes, Muribeca, Praias). O objetivo é aprofundar questões sobre a percepção e relação do cidadão com as drogas.

Os encontros estão sendo realizados nas sedes das gerências regionais da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes com pessoas, entre 18 a 60 anos, que se interessaram em participar desta etapa após responderem o questionário.

Para a coordenadora técnica da pesquisa, Waneska Bonfim, com a realização dos grupos focais é perceptível que o tema está rompendo tabus. “O que surpreende é a disposição das pessoas em conversar sobre as drogas e buscar clareza sobre as consequências do uso”, afirma.

Após a conclusão dos grupos focais, o próximo passo é a realização do relatório final, cujo diagnóstico com os achados será apresentado e discutido em um seminário público, previsto para acontecer no primeiro semestre de 2016.

« Voltar