A Etapas está completando 35 anos de luta contra as desigualdades e toda forma de opressão.

Ao longo desses anos, temos contribuído para a inclusão social, a garantia de direitos e a efetivação e controle social das políticas públicas. Queremos resgatar a nossa história de contribuição na geração de conhecimento e na reconstrução de histórias de lutas de áreas populares do Recife e Região Metropolitana. Assim como reavivar nossa contribuição para o fortalecimento de organizações da sociedade civil na luta pela melhoria da qualidade de vida dos diferentes segmentos.

Neste ano de comemoração, selecionamos algumas experiências e produções que mostram a nossa trajetória institucional.

Resgate Histórico

Seminário discute o futuro da democracia e comemora os 35 anos da Etapas

O cenário desafiador resultante do golpe político-midiático, impetrado contra a Presidente do Brasil eleita que configurou uma ruptura democrática e trouxe com isso crise política, retrocesso de direitos e ampliação de uma onda conservadora sem precedentes, foi tema do seminário promovido pela Etapas, dia 23/5, que reuniu cerca de 150 pessoas na discussão sobre “O…

Continuar Lendo...

Plano de Regularização das Zonas Especiais de Interesse Social – Prezeis

O projeto de lei do Prezeis (Plano de Regularização das Zonas Especiais de Interesse Social) foi elaborado por setores do movimento popular e pela Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Olinda e Recife como forma de regulamentar a Lei de Uso e Ocupação do Solo no Recife. Esta experiência pioneira da sociedade civil…

Continuar Lendo...

Jornal Folha dos Bairros

O momento de surgimento do Jornal Folha dos Bairros coincide com a efervescência da organização da sociedade civil na luta pela consolidação democrática no pais, nos anos 80, atingido fortemente nos anos anteriores com o golpe militar de 64. O período de democratização foi marcado, entre outras iniciativas, pela organização dos movimentos sociais em suas…

Continuar Lendo...

Movimento de Bairros da cidade do Recife

Recife é uma cidade cujo histórico de ocupação se dá pelo fenômeno do êxodo rural. As pessoas migraram do interior para a capital pernambucana correndo da seca ou em busca de melhores condições de vida na cidade. As primeiras associações de bairros surgem entre os anos 40 e 50 para resistir as expulsões frequentes naquele…

Continuar Lendo...

A articulação com organizações, redes e fóruns da sociedade civil fortalece nossa atuação e soma esforços na luta por direitos humanos com os nossos parceiros no Brasil e no mundo.
Veja o que se diz sobre os 35 anos da Etapas

[fm_carousel id=”1″]

Cadastre-se e receba mensalmente
nossas histórias de luta

Digite seu e-mail.

Acompanhe-nos nasredes sociais